Engenharia de Produção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise de risco em processo de tratamento de água e eletrólises em um projeto de instalação de unidade produção de hidrogênio verde
    (2023-12) NUNES, Marlon Josiel Elesbão; ROSIN, Paulo Cesar; RODRIGUES, Ramon Fernando
    Na necessidade de criar alternativas estratégicas para a descarbonização de matrizes energéticas, cada vez mais tem-se acelerado a busca por soluções mais sustentáveis para a geração de energia, bem como garantir a produção de para a produção de outras matérias primas que alimentam o crescimento econômico dos países. E nessa pegada de prover um mundo mais sustentável, que soluções como o hidrogênio verde vem se tornando como um vértice promissor para empresas que entendem que no seu modelo de negócio a sustentabilidade é uma condição para se manter competitiva nas suas ações de mercado. Mas junto com novas alternativas de negócio, também vem os perigos e riscos para a implantação destas novas soluções, e a depender do tipo de produto a ser entregue, faz-se necessário que as organizações tenham no seu plano de negócio desde a fase de planejamento até a fase operacional a implantação de metodologias, técnicas e ferramentas para avaliar, monitorar e definir ações preventivas para identificação e análise de perigos e riscos. Neste contexto metodologias como o HAZID, objeto de estudo deste trabalho, vem para demonstrar a importância de se ter identificado desde a fase de implantação de um projeto, em quais os perigos e riscos que pessoas, meio ambiente e instalações podem ser impactadas se as organizações não tiverem o conhecimento e por não ter o conhecimento, também não consegue fazer uma gestão prevencionista.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise dos procedimentos de controle interno utilizados em uma empresa prestadora de serviços contábeis localizada na Grande Florianópolis
    (2023-12) COLLEONI, Desirée Selistre; CHIMELLO, Paula Gonçalves; BATISTA JÚNIOR , Paulo Roberto
    O presente trabalho tem como objetivo analisar os procedimentos de controle interno utilizados em uma empresa prestadora de serviços contábeis localizada na Grande Florianópolis. Nesse contexto, o controle interno pode ser definido brevemente como o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas adotados pela empresa para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão dos seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração. O referencial teórico trazido demonstra que os mecanismos de controle interno vêm se mostrando ferramentas indispensáveis para que sejam geridas de forma saudável as micro e pequenas empresas, pois direcionam a tomada de decisão do gestor, auxiliam na organização e dificultam a existência de fraudes e falhas na segurança. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste artigo e alcance do objetivo é o estudo de caso, tendo sido aplicado questionário, constante no apêndice, respondido pelo sócio proprietário da empresa objeto do estudo. Com a aplicação do questionário e a realização do estudo de caso, foi possível concluir que a empresa objeto do estudo aplica diversas ferramentas de controle interno, quais sejam: sistema de contas a pagar, sistema de contas a receber, sistema de faturamento, mapa geral de pendências, controle de obrigações da empresa, controle de documentos enviados e controle de clientes. Ainda, isso se demonstrou essencial para o bom funcionamento da organização, tendo contribuído sobremaneira para o seu desenvolvimento e crescimento.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Redução de custo da manufatura aditiva no processo indústrial 4.0
    (2023-12) QUEIROZ, Tais Silva de
    Neste artigo, o foco está na tecnologia de impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, realizada em qualquer modelo de impressora com essa capacidade. Destaca-se a capacidade dessa inovação em reduzir o tempo necessário para fabricar moldes e diminuir os custos associados a esse processo. Nos últimos tempos, a impressão 3D tem despertado o interesse, gerando questionamentos e gerando satisfação no mercado devido à sua eficiência em replicar de forma extremamente precisa as características físicas e mecânicas dos protótipos. Em geral, a economia busca sempre maximizar os lucros, minimizar os gastos e otimizar os processos, independentemente do setor ou tamanho da empresa. Este artigo apresentará um estudo de caso, apoiado por dados e pesquisas, que demonstra como a impressão 3D desempenha um papel fundamental como uma ferramenta de suporte e melhoria em uma empresa do setor de Automação.