Fisioterapia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Monografia Acesso aberto
    Atuação da fisioterapia em pacientes com amputação de membros inferiores em diferentes fases: uma revisão de literatura.
    (2023-06-28) Cristiane de Souza Bosse Rhenns, Mickael de Oliveira; Pedro Henrique Ventura da Fonseca
    Uma amputação tem como consequência prejuízos enormes na vida do paciente. Prejuízos esses que impactam diretamente na qualidade de vida, sendo principalmente os físicos e psicológicos. O objetivo deste estudo foi evidenciar a fisioterapia no tratamento de pacientes com amputações e descrever as fases e tipos da amputação de MMII. Método: Neste estudo foi realizado uma revisão integrativa de literatura por meio de levantamento bibliográfico científico, se utilizando de buscas de artigos originais e publicadas nas seguintes bases de dados: Scielo, Google Acadêmico em língua portuguesa e inglesa e Pubmed, sendo excluídos aqueles que não apresentavam consistência científica. Foi realizada uma pré análise de todos os artigos encontrados sendo selecionados 13 artigos, os quais foram apresentados e discutidos no presente estudo. Resultados: Analisando os artigos encontrados ficou claro a importância da fisioterapia na recuperação dos pacientes amputados, realizando o tratamento até mesmo no pré e pós cirúrgico e assim melhorar a adaptação do paciente nesta nova condição de vida. Discussão: O tratamento fisioterapêutico pós amputação ocorre de forma a estabelecer a manutenção e aumento da força do membro residual, estimulando a propriocepção, reequilíbrio estático, flexibilidade e desenvolvimento da marcha. Considerações finais: As doenças vasculares, diabetes mellitus e acidentes com traumas graves são as maiores causas das amputações de MMII. Logo, a equipe multidisciplinar com profissionais da saúde é primordial para uma boa reabilitação desses pacientes, não somente com o olhar no aspecto físico, mas também no âmbito psicossocial, visando melhorar a qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Abordagem fisioterapêutica na prevenção de quedas em idosos que sofrem de vertigem postural paroxística benigna
    (2022-12-08) Silva, Bruna da; Silvério, Indianara Freitas Custódio
    Objetivo: Apresentar resultados no que se refere à reabilitação vestibular na Vertigem Postural Paroxística Benigna (VPPB), bem como a abordagem geral do profissional fisioterapeuta na prevenção de queda em idosos. Método: Revisão integrativa, onde os dados foram coletados a partir de fontes secundárias (Biblioteca Virtual em Saúde Literatura Latino Americano e do Caribe em Ciências da Saúde, Scielo, Bireme, Medline e Pubmed) por meio de um levantamento bibliográfico. Resultados: Foram selecionados 10 artigos de diferentes países de origem, publicados em português e inglês entre os anos de 2015 ao ano de 2022, sob a premissa de inclusão somente da população idosa. Evidenciou-se a relação das quedas e suas consequências em virtude da VPPB bem como a abordagem fisioterapêutica com enfoque em manobras manuais. Em relação ao método de avaliação da eficácia do tratamento fisioterapêutico, destacaram-se estudos transversais e revisões da literatura. Conclusão: O tratamento da fisioterapia no que tange idosos com VPPB baseia-se em técnicas de grande versatilidade, apresentando também grande aderência ao tratamento por parte dos indivíduos, principalmente na etapa de prevenção.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Um estudo de revisão sobre os benefícios do atendimento humanizado da fisioterapia durante o parto
    (2022-06-23) Dos Santos, Jéssica Ladir; Rath, Nathália Capra; Fagundes, Paula Marihá; Cidral, Bruna
    Nos últimos anos, a alta da violência obstétrica no Brasil tem fomentado medidas de contenção de danos à parturientes. Assim, a atuação profissional tem seu foco voltado à prestação de um atendimento humanizado. Dentro deste contexto, destaca-se a presença do fisioterapeuta durante a gestação, trabalho de parto e pós-parto. O profissional atua através de uma relação direta com a gestante, proporcionando conforto emocional, alívio do quadro álgico e redução do tempo do parto. Tudo isso através de técnicas respiratórias, cinesiológicas e recursos externos, como massagens e termoterapia. Desta forma, o objetivo geral do presente estudo foi evidenciar a importância da atuação fisioterapêutica diante da humanização do parto. Por meio de uma análise crítica de artigos publicados recentemente acerca do tema, pôde-se realizar esta revisão integrativa. Verificou-se que a fisioterapia possui resultados satisfatórios no que diz respeito ao alívio da dor do parto e redução do tempo de expulsão, além de grande aceitação por parte das gestantes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Recursos fisioterapeuticos para tratamento de incontinencia urinaria em idosas: uma revisão de literatura integrativa
    (2022-06-22) Rhallabyer, Rhewandro; Oliveira, Vinicius; Cruz, Herlon; Chaparini, Fabiana
    A incontinência urinária (IU) é vista como uma desordem e não patologia do assoalho pélvico. Sua prevalência é maior em mulheres idosas e as causas que contribuem para a perda descontrolada de urina são diversas e multifatoriais, enquanto que os efeitos gerados na saúde dessa incontinente, vão para além dos físicos. Sendo assim, este estudo teve por objetivo descrever a partir de uma revisão de literatura integrativa os mecanismos e condutas para o tratamento da incontinência urinária em idosas. Utilizou-se como metodologia a revisão de literatura, onde foram apresentados os aspectos relevantes da incontinência urinária em idosas em artigos publicados a partir do ano de 2018. Constatou-se que a fisioterapia pélvica é eficaz para o tratamento de IU e deve ser a primeira linha de tratamento conservador. Destacando ainda que os principais recursos fisioterapêuticos devem ser conduzidos em prol do fortalecimento da musculatura pélvica. Tais como os cones vaginais, biofeedback e eletroestimulação que poderão ser utilizados para esse fim, contudo, sempre aliados à cinesioterapia e orientações que privilegiam a prevenção dos escapes de urina.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aspectos da relação entre sarcopenia e a infecção por COVID-19 e a abordagem fisioterapêutica
    (2021-12-15) Primon, Daiane; Tiepo, Franciele; Marcuzzo, Miquela; Corrêa, Raimunda; Vieira, Steve; Santos, Vanessa
    No ano de 2020, o mundo foi assolado com a pandemia de um vírus até então pouco conhecido, o coronavírus. Com o crescimento exponencial de contágio, suas consequências socioambientais estão em constante fase de estudo. Dentre as principais sequelas, estão as disfuncionalidades cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas. Ainda dentro de tais mazelas, destaca-se a presença da sarcopenia, principal razão dos prejuízos funcionais aos pacientes acometidos pelo COVID-19. Diante deste contexto, o objetivo geral do presente estudo foi discriminar a relação da sarcopenia em pacientes infectados por COVID-19 e a significância do cuidado fisioterapêutico frente às deficiências musculares provocadas pelo vírus. Este estudo se deu através de uma revisão integrativa de artigos da atualidade onde pode-se verificar que a sarcopenia decorreu tanto em pacientes contaminados pelo coronavírus, quanto em indivíduos que sofreram consequências do período do isolamento através de deficiências nutricionais, quadros agravantes e falta de atividade física. Compreendeu-se também a importância da abordagem fisioterapêutica no contexto da prevenção e da recuperação, especialmente na retomada das atividades diárias dos pacientes hospitalizados.