Nível de educação financeira dentre os alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas de Caetité-BA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-06

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Santos, Lucas Fausto dos

Orientador

Guimarães, Jane Kelly Nascimento Porto

Coorientador

Resumo

Em um cenário onde as dívidas é crescente, as pessoas devem estar preparadas para lidar com as variações econômicas mais complexas ao desejarem ter uma vida financeira saudável. O presente artigo incide na perspectiva de entendimento acerca do nível de educação financeira dentre os alunos do terceiro ano do Ensino Médio público da cidade de Caetité-BA. Trata-se de uma pesquisa exploratória quantitativa e identificou-se o conhecimento dos alunos acerca da educação financeira, o uso das ferramentas de controle financeiro, as decisões de investimento dos indivíduos e suas reações em um possível cenário de dívidas. Trata-se de um estudo relevante, destacando-se a preocupação crescente com a inadimplência no país. Contudo, o resultado final denotou que o conhecimento sobre finanças dos alunos demonstrou ser baixo, entretanto, a utilização de ferramentas de controle pessoal é utilizada por boa parte dos alunos, além disso, a presença de dividas na vida dos entrevistados correspondem a um baixo grupo de alunos, assim como, no campo dos investimentos.

Palavras-chave

Educação, Finanças, Endividamento

Citação

Coleções