A gestão empresarial empresa de pequeno porte de Guanambi em tempos de crise pela Covid-19
Carregando...
Data
2021-06
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Costa, Marcilene Rodrigues de Matos Seixas
Orientador
Rodrigues, Ana Paula Melo Fernandes
Coorientador
Resumo
Este trabalho tem como propósito analisar como a pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 em 2020, afetou o sistema de gestão dos empresários de empresas de pequeno porte de Guanambi, pesquisar o reflexo seja ele positivo ou negativo perante esse momento de calamidade pública, decretado pelo governo. Diante desse, cenário de fragilidade e incerteza, um sistema de gestão empresarial é um instrumento de grande importância na hora da tomada de decisão. O objetivo deste artigo é compreender se as empresas de Guanambi estavam preparadas para driblar a crise financeira que assolou o país. Pesquisar como os gestores tomaram sua decisão a partir do advento da pandemia para gerir os empreendimentos. Verificar o uso do marketing digital, vendas online e outro instrumento necessário para empreender durante a pandemia, com intuito de alcançar o sucesso em tempo de restrições de circulação de pessoas. Neste contexto, o estudo realizado com 29 gestores, através do instrumento questionário (google-forms) apontou que 93% categorizam as informações contábeis em boas. 75,8% declaram que seu saber gerencial advém das práticas cotidiana, cerca de 55% trabalhou em home office, as mídias sociais mais utilizadas foram WhatsApp, Instagram e facebook.
Palavras-chave
Crise, Empreender, Gestão, Pandemia