Verificação da eficiência de serviços de recuperação de revestimentos asfálticos por fresagem a partir da análise da deflexão

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Data

2021-06-29

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Pinotti, Eduardo Vicelli

Orientador

Raimundo, Huri Alexandre

Coorientador

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo que busca verificar a eficiência de serviços de fresagem e recomposição em rodovias pelo processo denominado retroanálise. A rodovia em estudo é a SC-412, no trecho que conecta a cidade de Itajaí com a cidade de Blumenau. Levantamentos deflectométricos, de estado de superfície do pavimento e irregularidade longitudinal indicaram, por meio das normas DNER-PRO 011/79 e DNER-PRO 269/94, uma elevada presença de trincas e desgaste no pavimento existente, resultando na decisão final de executar o serviço de fresagem e recomposição, a fim de melhorar as condições estruturais e de superfície da estrutura existente. O processo de retroanálise usa como dados de entrada a bacia deflectométrica (leitura da resposta mecânica do pavimento), o conhecimento do carregamento e as espessuras para que se estime o módulo resiliente e, assim, possa-se estimar a vida útil restante do pavimento em exercício ou justificar a decisão de restauração tomada. O estudo parte das leituras deflectométricas anteriores ao serviço executado e busca estimar os módulos resilientes das camadas constituintes. Uma vez estimados os módulos, aplicam-se, por meio de softwares dedicados, dois tipos de solução: uma com 5 cm de reforço em CAUQ borracha, a segunda com a fresa de 7,5 cm do revestimento existente e sua recomposição por meio de CAUQ convencional juntamente aos 5 cm de reforço em CAUQ borracha. Comparam-se, então, a deflexão do pavimento existente, as deflexões medidas no topo das estruturas retroanalisadas e as medidas de deflexão reais pós-obra para, dessa forma, verificar a eficiência dos serviços de fresagem e recomposição empenhados. Por fim, encontrou-se diminuições significativas nos segmentos objeto do serviço empenhado, mesmo este sendo um trecho com relativamente baixos valores de deflexão, esclarecendo a eficiência do serviço para rodovias com necessidade de restauração e reforçando a eficiência do processo de retroanálise na estimativa dos módulos de resiliência.
The present work is a study that aims to verify the efficiency of milling and resurfacing services on highways through a process called backanalysis. The highway under study is SC-412, on the stretch that connects the city of Itajaí with the city of Blumenau. Deflectometric surveys, pavement surface condition and longitudinal irregularity indicated, through the DNER PRO-011/79 and DNER PRO-269/94 standards, a high presence of cracks and wear on the existing pavement, resulting in the final decision to perform the service milling and resurfacing, seeking to improve the structural and surface conditions of the existing structure. The backanalysis process uses the deflectometric basin (reading of the mechanical response of the pavement), the knowledge of the loading and the thicknesses to estimate the resilient module as input data, and thus, it is possible to estimate the remaining useful life of the pavement in service, or justify the restoration decision taken. The study starts from deflectometric readings prior to the service performed and seeks to estimate the resilient modules of the constituent layers. Once the modules have been estimated, two types of solution are applied through dedicated software: one with a 5cm reinforcement in rubber asphalt, the second with a 7.5cm cutter from the existing coating and its resurfacing through conventional asphalt together with the 5cm reinforcement in rubber asphalt. The deflections of the existing pavement, the deflections measured at the top of the backanalyzed structures and the actual post-construction deflection measures are then compared, in order to verify the efficiency of the engaged milling and resurfacing services. Finally, significant reductions were found in the segments subject to the service committed, even though this is a stretch with relatively low deflection values, clarifying the efficiency of the service for highways in need of restoration and reinforcing the backanalisis process in estimating resilient modules.

Palavras-chave

Fresagem e recomposição, Retroanálise, Recomposição

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