Vestuário feminino para a prática esportiva do tênis de campo moda, tecnologia e ergonomia

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Data

2021-06-29

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Merino, Beatriz Alves

Orientador

Souza, Kamilla Santos

Coorientador

Resumo

O desenvolvimento do vestuário feminino para a prática desportiva do Tênis de Campo precisa considerar vários fatores que possibilitam a melhor performance possível, incluindo o conforto, segurança, satisfação e estética, em conjunto com a tecnologia e matérias inovadores. Analisar o vestuário feminino para a prática desportiva do Tênis de Campo na atualidade, considerando os aspectos de moda, tecnologia e ergonomia, tendo como referência as marcas Nike e Adidas foi o objetivo deste trabalho. Para isto a metodologia foi dividida em duas fases, sendo a primeira o Referencial Teórico, que permitiu levantar informações históricas da prática esportiva, com ênfase no vestuário e evoluções tecnológicas. A segunda Fase, denominada Pesquisa de Campo, teve como foco a análise das marcas NIKE e ADIDAS, quanto as peças de vestuário, considerando o tipo, materiais, tecnologias, cores, preço, dentre outras. Como resultados da análise foi possível evidenciar as últimas novidades do vestuário e as novas tecnologias têxteis para este esporte, dentre as quais podem ser mencionados os tecidos reciclados, o uso do corte a laser para perfurar tecidos e otimizar a temperatura corporal, as roupas com recortes e uso de painéis de tela para uma melhor respirabilidade, a modelagem otimizada visando uma melhor movimentação. Destaque para as tecnologias aplicadas aos tecidos Dri- Fit (NIKE) e HEAT.DRY (ADIDAS) que mantém o corpo seco durante a atividade, gerando um maior frescor e uma menor sensação de suor, peças sem costuras (NIKE) eliminando o atrito, assaduras e danos cutâneos dentre outras. O Design de Moda, encontra na prática esportiva do Tênis de Campo, mais um espaço fértil para desenvolver suas atividades, desenvolvendo projetos que considerem as limitações e capacidades do ser humano, aspectos tecnológicos e estéticos, contribuindo para o bem-estar e desempenho desta atividade.
The development of women’s clothing for the practice of tennis, needs to consider several factors that enable the best possible performance, including comfort, safety, satisfaction and the aesthetic, together with technology and innovative materials. The analysis of women’s clothing for practicing tennis nowadays, considering the aspects of fashion, technology and ergonomics, with NIKE and ADIDAS as reference’s brands, was the objective of this work. For this purpose, the methodology was divided into two phases, the first being the Theoretical Reference, which allowed the gathering of historical information on the sports practice with an emphasis on clothing and technology developments. The second phase, called Field Research, focused on the analysis of the NIKE and ADIDAS brands, in terms of garments, considering the type, materials, technologies, colors, price, among others. As a result of the analysis, it was possible to highlight the latest clothing innovations and new textile technologies for this sport, among which can be mentioned recycled fabrics, the use of laser cutting to perforate fabrics and optimize body temperature, clothes with cutouts and use of screen panels for better movement. Highlight the technologies applied to Dri-Fit (NIKE) and HEAT.DRY (ADIDAS) fabrics that keep the body dry during activity, generating greater freshness and less sweat, seamless pieces (NIKE) eliminating friction, diaper rash and skin damage, among others. Fashion Design, finds in tennis another fertile space to develop its activities, developing projects that consider the limitations and capacities of the human being, technological and aesthetic aspects, contributing to the well-being and performance of this activity.

Palavras-chave

Design de moda, Tênis de campo, Vestuário feminino, Tecnologia, Ergonomia

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