Moda e Upcyling: análise das marcas brasileiras “Transmuta” e “Ventana” e o conceito aplicado na criação de coleções de moda
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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Sá Brito, Luiza Jobim
Orientador
Souza, Kamilla Santos de
Coorientador
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a técnica denominada upcycling como
uma proposta de mercado, que visa minimizar o impacto causado pela geração de
descartes dentro da indústria da moda, e aumentar a vida útil destes materiais
através do reaproveitamento, uma alternativa de produção sustentável, sem
necessidade da utilização de recursos químicos, oferecendo infinitas possibilidades
de se trabalhar, devido à ampla alternativa de materiais para reuso, a redução de
custos para a produção, a preocupação ambiental e pelo diferencial de mercado.
Para abordar e contextualizar o upcycling, foi utilizado o método de pesquisa
bibliográfica através de livros e artigos científicos, analisando a relação do upcycling
com a moda circular, o slow fashion e a sustentabilidade. Buscou-se obter uma
maior compreensão de como esse conceito se aplica nos processos criativos e
produtivos, a partir de um estudo de caso, entrevistando e analisando as marcas
brasileiras “Transmuta” e “Ventana”, as quais produzem suas peças inteiramente a
partir deste modelo de trabalho, aferindo também as diferenças entre ambas.
Demonstrou-se a variação das técnicas dentro do upcycling, como o rework e o
patchwork, e estratégias que conectem a necessidade de unir sustentabilidade com
design e inovação, apresentando a vantagem da exclusividade e o valor ético de um
produto criado através do upcycling.
Palavras-chave
Upcycling, Moda circular, Slow fashion, Sustentabilidade