As contribuições da Educação Física escolar na formação do indivíduo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Menezes, Maria Naiara Gonçalves

Orientador

Carvalho, Fábio Luiz Oliveira de

Coorientador

Resumo

Sabe-se que os docentes precisam refletir em relação a suas práticas e conteúdos que venham contribuir para a formação do indivíduo, visto que é necessário o professor de Educação Física buscar alternativas metodológicas que venham a contribuir no desenvolvimento deste ensino e ter um planejamento sólido para, assim, conseguir amenizar as dificuldades do ensino da Educação Física nas escolas. A pesquisa tem como objetivo geral discutir sobre as contribuições da Educação Física escolar na formação do indivíduo, possibilitando este ensino de maneira a contribuir no ensino-aprendizagem dos alunos, e como objetivos específicos descrever a Educação Física escolar e seu contexto histórico, visto que a pesquisa trata de identificar os princípios da Educação Física escolar e a transformação social, além das contribuições do professor para a formação integral do aluno, examinar a Educação Física escolar e suas bases legais, identificar abordagens e conteúdos pedagógico-social, como auxiliar na formação do indivíduo. Portanto, o presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa de cunho qualitativo. A monografia foi realizada entre os meses de fevereiro e maio de 2021, visto que nesse período foi realizada uma pesquisa sistemática diante do tema do trabalho. Os limitadores temporais, no que diz respeito ao período de publicação, foram de estudos publicados entre os anos de 1986 a 2019, com exceção da utilização de obras clássicas anteriores ao ano de 2010. Para uma melhor compreensão desta discussão, os artigos teses e livros aproveitados são da pesquisa acervo digital (UNESP) e do Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Multidisciplinary Scientific Jornal (Núcleo do Conhecimento). Perspectiva, o professor de Educação Física deve sempre buscar mecanismos para o melhoramento da sua prática e sempre estar se atualizando frente aos novos recursos tecnológicos e ao uso de abordagens tecnológicas, como se planejar e aplicar atividades que venham trazer prazer, interesse e o real significado para a formação. Sendo assim, o profissional de Educação Física deverá desenvolver conteúdos na qual o aluno entenda o real significado das aulas práticas. A Educação Física escolar é um grande aliado da transformação social do indivíduo, a partir da construção coletiva de conhecimento, formas relevantes de conteúdo para o ensino de qualidade na sociedade. Além disso, vem transformar através do grau de satisfação e do prazer que visa o caminho para novas descobertas, tendo como papel a estratégia e apropriação do desenvolvimento corporal, para que os alunos tenham consciência das contribuições da Educação Física na transformação social do indivíduo.

Palavras-chave

Educação física transformação social, Professor formação do indivíduo

Citação