As contribuições da Educação Física escolar na formação do indivíduo
Carregando...
Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Menezes, Maria Naiara Gonçalves
Orientador
Carvalho, Fábio Luiz Oliveira de
Coorientador
Resumo
Sabe-se que os docentes precisam refletir em relação a suas práticas e conteúdos
que venham contribuir para a formação do indivíduo, visto que é necessário o
professor de Educação Física buscar alternativas metodológicas que venham a
contribuir no desenvolvimento deste ensino e ter um planejamento sólido para, assim,
conseguir amenizar as dificuldades do ensino da Educação Física nas escolas. A
pesquisa tem como objetivo geral discutir sobre as contribuições da Educação Física
escolar na formação do indivíduo, possibilitando este ensino de maneira a contribuir
no ensino-aprendizagem dos alunos, e como objetivos específicos descrever a
Educação Física escolar e seu contexto histórico, visto que a pesquisa trata de
identificar os princípios da Educação Física escolar e a transformação social, além
das contribuições do professor para a formação integral do aluno, examinar a
Educação Física escolar e suas bases legais, identificar abordagens e conteúdos
pedagógico-social, como auxiliar na formação do indivíduo. Portanto, o presente
trabalho trata-se de uma revisão integrativa de cunho qualitativo. A monografia foi
realizada entre os meses de fevereiro e maio de 2021, visto que nesse período foi
realizada uma pesquisa sistemática diante do tema do trabalho. Os limitadores
temporais, no que diz respeito ao período de publicação, foram de estudos publicados
entre os anos de 1986 a 2019, com exceção da utilização de obras clássicas
anteriores ao ano de 2010. Para uma melhor compreensão desta discussão, os artigos
teses e livros aproveitados são da pesquisa acervo digital (UNESP) e do Google
Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Multidisciplinary Scientific
Jornal (Núcleo do Conhecimento). Perspectiva, o professor de Educação Física deve
sempre buscar mecanismos para o melhoramento da sua prática e sempre estar se
atualizando frente aos novos recursos tecnológicos e ao uso de abordagens
tecnológicas, como se planejar e aplicar atividades que venham trazer prazer,
interesse e o real significado para a formação. Sendo assim, o profissional de
Educação Física deverá desenvolver conteúdos na qual o aluno entenda o real
significado das aulas práticas. A Educação Física escolar é um grande aliado da
transformação social do indivíduo, a partir da construção coletiva de conhecimento,
formas relevantes de conteúdo para o ensino de qualidade na sociedade. Além disso,
vem transformar através do grau de satisfação e do prazer que visa o caminho para
novas descobertas, tendo como papel a estratégia e apropriação do desenvolvimento
corporal, para que os alunos tenham consciência das contribuições da Educação
Física na transformação social do indivíduo.
Palavras-chave
Educação física transformação social, Professor formação do indivíduo