Revisão e resolução contratual em tempos pandêmicos: uma análise doutrinária acerca dos contratos de prestação de serviços educacionais

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Data

2021-06-30

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Veiga, Franciele Luane Fischer da

Orientador

Luca, Patrícia Russi de

Coorientador

Resumo

O presente trabalho tem como escopo apresentar, segundo a doutrina, as possibilidades de resolução e revisão dos contratos privados de prestação de serviços educacionais, diante da pandemia criada pelo vírus da Covid-19. Para isso, o método de abordagem utilizado é dedutivo e o procedimento é do tipo monográfico. Quanto à natureza, adota-se uma abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica de pesquisa bibliográfica com material teórico sobre o assunto: livros, artigos científicos, legislação e decisões judiciais. Ao desenvolver o tema, inicia-se por aspectos destacados do Direito Contratual brasileiro, passando-se pelo conceito do termo contrato e seus princípios fundamentais, as diferenças e semelhanças entre o contrato civil e o contrato de consumo e as possibilidades de revisão e resolução contratual previstas no ordenamento jurídico. Num segundo momento, explora-se o direito à educação na Constituição Federal, explana-se a possibilidade de tal direito ser prestado por particulares e detalha-se a aplicação do Código de Defesa do Consumidor aos contratos privados educacionais. Por último, promove-se um estudo sobre revisão e resolução dos contratos de prestação de serviços educacionais em virtude da pandemia da Covid-19, examinando-se a pandemia criada pelo vírus da Covid-19, as medidas tomadas, os impactos causados sobre a prestação de serviços educacionais e as possibilidades de revisão e resolução contratual aplicáveis aos contratos privados de ensino. Conclui-se, em suma, que a resolução contratual (em alguns casos) e a revisão contratual (na grande maioria das demandas) são plenamente cabíveis, seja pela utilização da teoria da quebra da base objetiva do negócio jurídico (adotada pelo CDC) ou pela teoria da imprevisão/onerosidade excessiva (incrustrada no atual CC).

Palavras-chave

Pandemia, Contratos privados educacionais, Resolução contratual por onerosidade excessiva, Teoria da base objetiva do negócio jurídico

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