Pera ferroviária: uma obra essencial para o desenvolvimento da operação ferroviária
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Data
2021
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Furghestti, Fernando
Orientador
Preve, Gercino
Coorientador
Resumo
A Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, construída pelos ingleses em 1880, hoje privatizada e operada pela Ferrovia Tereza Cristina S.A., é a ferrovia sul catarinense. Seu objetivo inicial era o transporte de carvão das carboníferas para o porto de Imbituba. Depois de 100 anos de ferrovia, ela continua com sua finalidade inicial, mas hoje, também, transporta carvão para a Usina Termoelétrica Jorge Lacerda em Capivari de Baixo, além do transporte de contêineres do porto de Imbituba com destino a Criciúma. Todos os municípios localizam-se em Santa Catarina. Neste trabalho será apresentada a construção da Pera ferroviária, obra que foi construída no Porto de Imbituba, realizada pela Ferrovia Tereza Cristina no ano de 2020, com o intuito de mudar a direção da locomotiva e, assim, facilitar sua manobra. Nesse sentido, há mais segurança para transportar contêineres para o Terminal Intermodal (TIS), localizado em Criciúma e, ainda, a carga para seu destino final via transporte rodoviário. O empreendimento tem aproximadamente 440 metros de comprimento e liga a linha principal a um desvio de carregamento de contêineres, formando a Pera ferrovia, a qual possibilita a manobra da locomotiva.
Palavras-chave
ferrovia, Pera ferroviária