A percepção dos professores de ciências e biologia da rede pública estadual a respeito do ensino remoto emergencial ocasionado pela COVID-19
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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Biológicas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Cardoso, Juliane
Orientador
Jung, Maricelma
Coorientador
Resumo
Desde março de 2020, diversos países encontram-se em quarentena, devido a pandemia de Covid-19. No Brasil não é diferente, em consequência do alto nível de contágio do vírus, medidas de proteção precisaram ser tomadas, como, por exemplo, o afastamento social em diversas atividades e setores. Desse modo, a maioria dos ambientes passaram a funciona de forma virtual, inclusive no âmbito educacional. Professores tiveram que se reorganizar, buscar estratégias e ferramentas virtuais que possibilitassem o ensino de forma remota. O estudo foi realizado nas escolas estaduais dos municípios de Laguna e Tubarão, no estado de Santa Catarina. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caráter exploratório e explicativo. Desse modo, objetiva analisar a percepção dos docentes de Ciências e Biologia a respeito do ensino remoto emergencial, decorrente da pandemia. Os dados foram coletados via questionário on-line com perguntas fechadas e abertas, realizado através da plataforma Google Forms e aplicado aos professores que atuam no Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas disciplinas de Ciências e Biologia. Com os dados obtidos, foi possível observar que 60% dos docentes afirmam estarem preparados para o ensino remoto, porém acreditam que o ensino não está sendo eficaz. Quanto aos principais desafios enfrentados pelos docentes, destacou-se a falta de participação dos estudantes e a falta de capacitação técnica para lecionar através de tecnologias digitais de informação e comunicação. Um dos benefícios do ERE é o desenvolvimento no estudante de habilidades como autonomia, organização e responsabilidade.
Palavras-chave
Ensino remoto, Educação, COVID-19, Tecnologias, Aprendizagem