A cor do cheiro: a sinestesia como objeto de construção da narrativa no cinema

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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Cordeiro, Gláucia Alves
Orientador
Gallo, Solange Maria Leda
Arieta, André
Coorientador
Neckel, Nádia R. Maffi
Naccari, Marilha
Resumo
A presente monografia tem como principal objetivo analisar os elementos simbólicos e artísticos do longa por meio da representatividade do cheiro, mais precisamente os elementos relacionados à concepção de arte do longa sul coreano “PARASITA”. Para iniciar tal análise, parto da teoria das cores para permear a discussão sobre a presença de uma fusão de sentidos, notadamente a audição e a visão, produzindo um efeito sinestésico que leva ao olfato, na construção narrativa e estilística dos frames selecionados. A proposta é identificar o efeito de sentido produzido no longa-metragem selecionado: o sentido de classe materializado no cheiro, como efeito sinestésico. O que se pretende aqui, é aprimorar a percepção de efeito sinestésico visual no audiovisual, através da tentativa de uma elucidação do tema a partir de elementos visuais e estéticos escolhidos no longa PARASITA. Para realizar a análise, a fundamentação teórica norteia a definição parafrástica dos sentidos empregados. Foi utilizado o conceito de figura de retórica ou figura de linguagem para definir o conceito de sinestesia, através da semântica e semiótica das cores e o contexto inserido através da mise-en-scène em relação às demais narrativas contemporâneas de classes. Entretanto, através da análise de frames selecionados no longa, foi constatado que a interação das cores pode ser relacionada à cultura local do país como uma universalização do conceito de cheiro atrelado à classe social. O que propomos aqui é tão somente mostrar, de maneira simplificada, alguns pontos básicos da interpretação do cheiro, através das cores e a sua relação com o desenvolvimento estrutural de classes na sociedade.

Palavras-chave
Cheiro, Direção de arte, Efeito sinestésico, Cor, Luta de classes
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