Gestão de demanda: um estudo de caso no comércio de carnes e bebidas

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Data
2021
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Dâmaso, Maísa Raquel Ferreira
Fernandes, José Diogo Ciríaco
Orientador
Silva, Janice Rodrigues
Coorientador
Resumo
No mercado altamente competitivo, as empresas produtoras de bens ou serviços devem conduzir suas operações, processos e estratégias de forma que garantam a sobrevivência da organização (BRASIL, 2014). Um levantamento da Euromonitor International (2021), mostra que o volume de vendas de cerveja no Brasil em 2020 atingiu 13,3 bilhões de litros, já em termos de faturamento, o crescimento totaliza um mercado de R$184,5 bilhões. A partir destas contribuições, houve o interesse em aplicar o planejamento e controle da produção (PCP) aliados a gestão estratégica em um comércio de carnes e bebidas de uma cidade do interior goiano. Logo, o objetivo deste presente trabalho foi aplicar a previsão de demanda e a estratégia de vendas para um de seus produtos. Para Tubino (2006), o PCP é uma das ferramentas mais relevantes para uma indústria que deseja aprimorar sua logística e aumentar sua competitividade no mercado. Como parte desta ferramenta, os métodos de previsão de demanda são usados no alcance deste objetivo. Este estudo de caso é aplicado em um comércio de carnes e bebidas com dados referentes ao período de quatro meses. Com os resultados foi possível observar as características da demanda de cervejas que não apresenta tendência ou sazonalidade nas quantidades solicitadas. Logo, os métodos de previsão de demanda a serem adotados foram relativos à média, sendo eles: média móvel simples (MMS), média móvel ponderada (MMP) e suavização exponencial (SE). Ainda com base nos resultados foi possível afirmar que o método de previsão de demanda mais adequado em relação a aderência à demanda real é o de média móvel simples. Indicou-se a utilização de mídias sociais digitais para divulgação e marketing de produtos e promoções, a reavaliação da precificação dos produtos e a criação de combos com carnes e bebidas. Deste modo, aliando as técnicas de engenharia às estratégias gestão, a organização poderá aprimorar sua competitividade no mercado, a lucratividade de escala e a longevidade da empresa.

Palavras-chave
Planejamento da produção, Precisão de demanda, Gestão estratégica, Marketing de vendas, Micro e pequenas empresas
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