O ensino do futsal escolar e o desenvolvimento da cognição : uma análise sobre os métodos de ensino

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-06-30
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Farias, André Antonio de
Orientador
Acco Jr, José
Coorientador
Resumo
Resumo: O futsal é um esporte apaixonante que está incluído no ambiente escolar e traz inúmeros benefícios aos seus participantes seja no aspecto físico, cognitivo ou social. O objetivo deste estudo é analisar os métodos de ensino para o futsal escolar que estimulem o desenvolvimento da cognição e a compreensão do jogo, também se pretende apontar possibilidades de intervenções mais motivantes aos alunos. Através de métodos inovadores de ensino como o dos Jogos Condicionados, TGfU e o Método Situacional, analisaremos como esses métodos são importantes e auxiliam na aplicação de aulas utilizando jogos e incluindo a tática juntamente no ensino da técnica, o que favorece o entendimento e compreensão do jogo pelo aluno. Foi realizada uma revisão de artigos em português onde se trata do tema método de ensino do futsal. As buscas referentes ao objetivo do estudo foram realizadas sem restrições de ano, nos portais de periódicos CAPES, SCIELO e no GOOGLE. Para esta pesquisa foram selecionados 10 artigos que atenderam os critérios de inclusão e que fazem parte deste trabalho. Diante do referencial levantado, pode-se concluir que as metodologias citadas trazem inúmeros benefícios no ensino do futsal. Ao analisar os resultados encontrados conseguiu-se comprovar a eficácia dos métodos, onde se percebeu inúmeros pontos positivos quando bem planejados, proporcionando o crescimento da capacidade cognitiva e entendimento de jogo.

Palavras-chave
Futsal, Jogos condicionados, TGfU, Método Situacional
Citação