Trabalhos técnicos

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório final das ações de extensão
    (2023-07-01) Camargo, Aline Figueiredo
    O aumento da população idosa em situação de vulnerabilidade e abrigadas em Instituições de longa permanência no mundo e no Brasil é um desafio contemporâneo que merece atenção no campo da defesa dos direitos da pessoa idosa. Nesta perspectiva, apesar da ONU recomendar que governos de todo o mundo reconheçam o problema como essencial na garantia dos direitos humanos, envelhecer nesta situação ainda é uma realidade. Abandono e violência contra o idoso são frequentes, e as garantias constitucionais não são aplicadas. Além da vulnerabilidade física, social e econômica, censos realizados nos últimos anos com a população em situação de rua no Brasil explicitam o aumento gradativo de pessoas com 60 anos ou mais vivendo nas ruas dos grandes centros urbanos. Neste sentido, o projeto “Velhice Vulnerável: ações interdisciplinares da UNA Cristiano Machado para idosos na comunidade” está vinculado ao Programa Educacional “Biologia do Viver: saúde e educação em todas as fases da vida” que visa a melhoria da qualidade de vida da população que reside ao entorno do campus Cristiano Machado quanto aos aspectos de saúde e de educação. O Projeto teve como objetivo geral desenvolver atividades para o conhecimento, aperfeiçoamento da assistência à saúde e da educação em saúde para idosos residentes em Instituições de Longa Permanência, que estão vulneráveis a desenvolver solidão, depressão e abandono, somados às características típicas do envelhecimento.
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional Acesso aberto
    Projeto Una-se: Saúde Integrada - Campus Jataí
    (2022-12-20) Sol, Pires; Laurena Moreira Nuncio Antônio Araujo; Reis, Aquino, Alexandre Ribeiro Clarice Magalhães Rodrigues; Mutti, Santos, Everton Luiz Ariane Borges Costa
    Proposta de projeto de extensão com a finalidade de estimular ações com foco na promoção de hábitos de vida saudável, apoiando na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e seus determinantes; trazendo a discussão sobre as estratégias de prevenção e terapêuticas desses agravos e as suas limitações.
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional Acesso aberto
    Projeto Una-se: Saúde da Mulher - Campus Jataí
    (2022-10-20) Sol, Pires; Laurena Moreira Nuncio Antônio Araujo; Oliveira, Nahas, Paula Cândido Nara Lucia; Mutti, Santos, Everton Luiz Ariane Borges Costa
    Proposta de projeto de extensão com a finalidade de integrar a equipe multidisciplinar da Faculdade Una Jataí com a rede de atenção primária no município sobre a temática da saúde da mulher, envolvendo: políticas públicas, programa de atenção integral à saúde da mulher, atenção à mulher no climatério e menopausa, atenção integral para mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual, e a perspectiva da equidade no pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal atenção à saúde das mulheres negras e indígenas.