Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14848
Título: Os efeitos de equoterapia no tratamento de indivíduos portadores do Transtorno de Espectro Autista (TEA): revisão bibliográfica
Autor(es): Nascimento, Amanda Ane
Rosário, André Luis da Silva
Silva, Fernanda da
Orientador: Veron, Deise Cristina
Tipo de material: Monografia
Data: 29-Jun-2021
Palavras-chave: Transtorno de Espectro Autista
Equoterapia
Modalidade de acesso: Acesso aberto
Resumo: O Transtorno de Espectro Autista é uma patologia diagnosticada com maior frequência nos dias atuais. O autismo gera uma dificuldade de socialização e comunicação da criança com as demais pessoas ao seu redor, problemas posturais, e comprometimento motor. Objetivo: averiguar os benefícios da equoterapia em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista em vários níveis de comprometimento. Métodos: Esta pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica sistemática da literatura por meio de consulta aos indexadores de pesquisa nas bases de dados eletrônicos LILACS, MEDLINE, SciELO, Portal CAPES, PubMed, PEDro, além de livros-texto, que descrevem os benefícios da Equoterapia no tratamento do TEA. Resultados: Foram selecionados 19 artigos para análise dos resultados e destes, apenas 7 artigos atenderam os critérios de inclusão. Conclusão: Através deste estudo foi possível observar os benefícios que a equoterapia promove aos seus praticantes portadores do Transtorno do Espectro Autista, e dentre os resultados observados a melhora da marcha, a correção postural, o ganho de mobilidade e equilíbrio, melhora na coordenação motora e na questão comportamental e sensorial, são fatores relevantes.
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE AUTORIZAÇÃO RUNA.docx.pdf
  Until 9999-12-30
49.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC equoterapia .pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons