Metodologias ativas no ensino síncrono de Biologia

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Data

2021

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Biológicas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Nascimento, Maria Rênia de Jesus

Orientador

Montenegro, Ana Karla Araujo

Coorientador

Resumo

A presente pesquisa com a temática das metodologias ativas no ensino síncrono nas aulas de biologia, tem como objetivo: trazer as potencialidades e fragilidades, o contexto histórico, assim como os exemplos de algumas dessas metodologias, como: o estudo de caso, a aprendizagem baseada na problematização, a cultura maker, dentre outros. Nota-se a importância em dissertar sobre a relevância das metodologias ativas ao ser inseridas nas aulas síncronas, por isso, a pesquisa foi embasada na literatura através de consultas a artigos científicos, livros, revistas e documentos disponíveis na biblioteca. Percebe-se que o uso das metodologias ativas é importante para estimular os alunos a serem protagonistas da própria aprendizagem, como é orientado pela Base Nacional Comum Curricular. Conclui-se que essa modalidade de ensino é importante para a autonomia e liberdade dos discentes em busca do conhecimento, desenvolvendo assim, o pensamento crítico e reflexivo, já que as metodologias ativas inovadoras, estimulam o estudante a não ser receptor de informação e, sim, a questionar e a resolver problemas reais, contribuindo e possibilitando a transformação da sua realidade.

Palavras-chave

Metodologias ativas, Protagonismo, Potencialidades

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