RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Fundamentos, representações e ações.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Souza, Alícia
Castro, Ananda
Paula, Rafaela
Leite, Vanessa
Mendes, Yolanda
Orientador
Siqueira, Rosani
Coorientador
Resumo
A presente pesquisa abordou o tema das relações étnico-raciais na Educação infantil, destacando seus fundamentos, as representações e ações destas relações no cotidiano escolar. Tendo em vista que é necessário reconhecer o ambiente escolar como um lugar em que as multiplicidades se encontram. É nesse espaço que são construídas as representações significativas e necessárias para conceber e ressignificar as noções conservadas e concretizadas na sociedade, que resultam em preconceito, racismo e xenofobia. Esse trabalho teve como objetivo central apresentar o quanto é necessário reexaminar e reaprender alguns conceitos sobre a questão étnico-racial no Brasil, principalmente o que os integra, bem como se relacionam com os diferentes grupos sociais na atualidade. Definindo os fundamentos e abordando leis que norteiam o tema. Assim como, expondo as representações dos povos indígenas e negros no Brasil. Por fim, identificando as práticas pedagógicas aplicadas na educação infantil que visam a educação antirracista, com a intenção de desnaturalizar preconceitos enraizados em nosso país. O estudo foi de natureza qualitativa, com realização de revisão bibliográfica, baseada em livros e artigos científicos e o instrumento utilizado para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados da pesquisa, ficou evidente que ainda há na sociedade, uma falha no ensino das relações étnico-raciais, principalmente na educação infantil. Portanto, é importante aprofundar, no currículo escolar esta temática, para trabalhar questões raciais desde a educação infantil até o fim das graduações.

Palavras-chave
Relações étnico-raciais, Educação Infantil, Representações, Fundamentos
Citação
Coleções