Caracterização de produtos para o crescimento dos cílios disponíveis em ambiente virtual

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Pereira, Maria Laura Silva

Orientador

Trauthman, Silvana Cristina

Coorientador

Resumo

Introduction: Topical products for eyelash growth are among the items to enhance the personal appearance. The sales and purchase operations of products and / or services online allow obtaining products under conditions different from those offered in physical commercial establishments. Objective: Analyze what are the characteristics of topical products for eyelash growth available on Portuguese language research platforms for online purchase. Method: Through cross-sectional data collection, data were collected on the Google® tool between September 24th and 28th, 2020. The products viewed resulting from the use of the keywords “Produtos para crescimento dos cílios” AND “R$” OR “Reais”. Eyelash growth products viewed on pages in Portuguese were included. The variables were analyzed in the categories of pharmaceutical form, health status and composition, using descriptive statistics. Results: In the search, 35 products were found, the most common pharmaceutical forms were serum (45.7%) and gel (34.4%), only 34.3% of the products were registered with the National Health Surveillance Agency, and 91.4% informed the composition. Conclusion: There is a situation of vulnerability for the consumer of these products due to the uncertainty of the health registration situation and the scarcity of information on the composition of the product. The inspection on the online marketing of cosmetics would bring the possibility of acquisition in conditions of safety and effectiveness, especially when the application is intended for the eye area.
Introdução: Produtos de uso tópico para crescimento de cílios estão entre os itens para realçar a aparência pessoal. As operações de vendas e compras de produtos e/ou serviços on-line permitem a obtenção de produtos sob condições diferenciadas das oferecidas nos estabelecimentos comerciais físicos. Objetivo: Analisar quais são as características dos produtos tópicos para o crescimento de cílios disponíveis em plataformas de pesquisa em língua portuguesa para compra on-line. Método: Por levantamento de dados, transversal, na ferramenta Google® foram coletados os dados entre 24 a 28 setembro de 2020. Sendo amostrados por censo os produtos visualizados resultantes do uso das palavras chave “Produtos para crescimento dos cílios” AND “R$” OR “Reais”. Foram incluídos os produtos para crescimento dos cílios visualizados em páginas em língua portuguesa. As variáveis foram analisadas nas categorias forma farmacêutica, situação de registro sanitário e composição, por meio de estatística descritiva. Resultados: Na busca foram encontrados 35 produtos, as formas farmacêuticas mais encontradas foram sérum (45,7%) e gel (34,4%), somente 52,2% dos produtos industrializados possuíam registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e 91,4% informavam a composição. Conclusão: Há uma situação de vulnerabilidade para o consumidor destes produtos pela incerteza da situação de registro sanitário e escassez da informação de composição do produto. A fiscalização sobre a comercialização on-line de cosméticos traria a possibilidade de aquisição em condições de segurança e eficácia, em especial quando a aplicação se destina à área dos olhos.

Palavras-chave

Cílios, Olhos, Produtos para a área dos olhos, e-Commerce, Registro de produtos

Citação