Odontologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 29
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Planejamento digital e tratamento restaurador no restabelecimento da relação intermaxilar: relato de caso clínico
    (2023-12) MIRANDA, Taynara de
    O avanço das técnicas restauradoras adesivas possibilita o emprego de protocolos mais conservadores, que favorecem a manutenção da integridade dentária. A biocorrosão dentária é uma condição danosa que envolve a perda irreversível de estrutura dentária devido a processos químicos causados por fontes ácidas não relacionadas a bactérias e pode levar à redução da Dimensão Vertical de Oclusão (DVO). O objetivo do estudo é apresentar um caso clínico de reanatomização de todos os elementos dentários para restaurar a DVO de paciente com biocorrosão e abfração. Paciente do sexo masculino, 54 anos, procurou atendimento odontológico na clínica da UniSociesc em decorrência da sua insatisfação com a estética do sorriso. O paciente apresentava sinais de redução da DVO e perda da superfície dentária nas áreas cervicais causada por forças tensionais compressivas advindas da flexão do dente por excesso de carga oclusal. Durante o tratamento a oclusão foi modificada reconstruindo-se as superfícies oclusais de dentes específicos de maneira não invasiva. O test-drive do novo suporte posterior, chamado de White Bite, foi aditivo e ajustável utilizando resina composta e matriz de silicone. A matriz transparente funcionou como mock-up e ajudou a replicar a anatomia definida durante o planejamento digital além de apresentar vantagens, como: fácil manuseio, custo operacional, facilidade de reparo, sendo também um procedimento conservador capaz de reproduzir as características anatômicas dos dentes.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    A microabrasão como tratamento de fluorose de grau leve: relato de caso.
    (2023-12) FACHINI, Aline , Ela; FACHINI, Ariele; HARDT, Fernando; NAATZ, Letícia; GAZANIGA, Rafael
    O presente estudo teve por objetivo relatar um caso de diagnóstico e resolução de um paciente com um quadro de fluorose. Essa é uma condição odontológica que resulta da exposição excessiva ao flúor durante o desenvolvimento dos dentes, geralmente durante a infância, por meio da intoxicação ameloblástica. Se manifesta clinicamente por meio de manchas brancas, opacas e irregulares na superfície dos dentes permanentes. Foi realizada uma coleta de dados mediante os atendimentos da paciente do caso clínico relatado, através dos integrantes presentes neste trabalho. Concluiu-se que a fluorose geralmente é uma condição estética que não causa danos significativos à saúde bucal. No entanto, em casos mais graves, pode haver alterações na textura do esmalte dental. Vale ressaltar que o grau de fluorose dental refere-se à gravidade e extensão do comprometimento dentário devido à exposição excessiva ao flúor. Neste caso clínico, foram realizadas três sessões de microabrasão com material abrasivo ácido e duas sessões de clareamento de consultório associado ao clareamento caseiro. Avaliou-se a eficácia da técnica de microabrasão, levando em consideração que se tratava de uma fluorose grau I, nas manchas que continham no esmalte dental. No final, utilizou-se as sessões de clareamento que melhoraram ainda mais a estética dental e a autoestima da paciente.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Técnicas de reabilitação oral com prótese total imediata e avaliação de eventos adversos.
    (2023-12) VENSO JUNIOR, Cledionir Antonio; VIANA, Victor Quandt
    A prótese total imediata é uma solução odontológica projetada para ser instalada imediatamente após a extração de múltiplos dentes naturais remanescentes. Este tipo de prótese é estrategicamente desenvolvido para ser utilizado por um período transitório, atuando como uma alternativa temporária enquanto o paciente se adapta à nova realidade bucal. O uso destas próteses imediatas se justifica por diversos motivos, incluindo considerações estéticas e funcionais, além da necessidade de uma transição suave do paciente de um estado dentado para um estado desdentado completo. Com o passar do tempo, o material empregado no reembasamento imediato dessas próteses está sujeito a desgastes, esse desgaste compromete a eficácia e a finalidade original da prótese, tornando imprescindível sua substituição por uma prótese total convencional definitiva, que oferece uma solução mais duradoura e adaptada às necessidades permanentes do paciente. O presente estudo tem como objetivo detalhar o processo de planejamento cirúrgico e protético envolvido na reabilitação de um paciente específico, utilizando a prótese total imediata (PTI) como método de tratamento. A escolha deste procedimento para a reabilitação oral se destaca, principalmente em casos que exigem uma transição rápida e eficaz de uma condição parcialmente dentada para uma completamente desdentada. A implementação da PTI revela-se como uma estratégia eficiente e benéfica, proporcionando resultados imediatos e facilitando o processo de adaptação do paciente a essa nova fase de sua saúde bucal. Este estudo busca demonstrar a eficácia do uso da PTI, enfatizando sua relevância e aplicabilidade em contextos clínicos específicos.
  • Monografia Acesso aberto
    Elaboração de cartilha adaptada e vídeo sobre higiene bucal para crianças com deficiência visual.
    (2023-12) FERREIRA, Victor Gerker, GUIMARÃES, Gisélle; GUIMARÃES, Gisélle
    Pessoas com deficiência requerem cuidados de saúde diferenciados e carecem de profissionais capacitados para compreender e auxiliar nas atividades de vida autônoma. Desenvolver habilidades para compreender as sutilezas comunicativas e estabelecer vínculos que promovam segurança e confiança em pessoas com deficiência visual é urgente e necessário. Esta pesquisa realizada pelos estudantes do curso de Odontologia teve como objetivo geral, criar uma cartilha para a orientação de higiene bucal para crianças com deficiência visual, tendo sido realizada através da elaboração de um relato de experiência, onde os seus objetivos específicos foram a confecção de material educativo sobre higiene bucal em Braille e vídeo áudio descritivo.
  • Monografia Acesso fechado
    A relação entre bruxismo e saúde mental: uma revisão de literatura
    (2023-12) REITZ, Bruna Vieira; FERREIRA, Edimara Domingues
    O bruxismo é uma parafunção determinada pelo atrito não-funcional dos dentes, que ocorre em vigília ou durante o sono, manifestando-se pelo ranger ou apertamento dos dentes, e possui alta prevalência na população em geral. Apesar de não possuir uma causa específica, vincula-se esta parafunção ao estresse, à ansiedade e aos distúrbios do sono, fatores que podem agravar o problema. Dependendo do seu nível de intensidade, pode levar a um desequilíbrio fisiopatológico do sistema estomatognático, responsável por realizar as funções de sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração. O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura acerca do bruxismo e correlacionar os vários assuntos mais comuns deste tema principal, bem como a relação entre essa parafunção e a saúde mental, utilizando como fonte 26 artigos em português, 9 artigos em inglês e 2 artigos em espanhol, totalizando 37 publicações científicas, avaliadas pelas palavras-chaves contabilizadas em cada documento. Como conclusão, o estresse emocional, a ansiedade e a depressão são condições que impactam a saúde mental e atuam como importantes fatores etiológicos e agravantes do bruxismo, evidenciando a relação entre saúde mental e essa parafunção.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desempenho estético com resina unicrómatica: uma revisão integrativa
    (2023-12) TAVARES, Vitoria Emilia Macedo
    A odontologia restauradora desempenha um grande papel em relação à estética, a busca da boa aparência e a valorização do sorriso tem sido um fator muito importante nos últimos tempos. Portanto , o uso de resina composta no processo de mimetização tem sido um excelente aliado para o fim de um tratamento restaurador, o procedimento de reanatomização e tratamentos estéticos dos elementos dentários torna-se cada vez mais popular entre os cirurgiões-dentistas por ser um tratamento conservador. Todavia, a escolha correta da cor ainda tem interferido, não só no resultado clínico, mas também no tempo gasto no consultório. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo evidenciar o desempenho estético no uso da resina unicrómatica nos elementos dentais através de uma revisão de literatura . A resina unicromática, vem com a tecnologia de captar e refletir a cor do remanescente dental com um só tom de material, podendo ser utilizada em dentes anteriores e posteriores , pode alcançar o mimetismo, além da redução do número de resinas compostas no consultório odontológico. Por ser uma nova tecnologia faz-se necessário estudos de longo prazo para compreender o comportamento em relação à preservação de suas propriedades físicas e mecânicas ao longo do tempo.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Desafio da correção de cor em central único de dente escurecido: relato de caso
    (2023-12) KUHN, Isabelle da Silva; RIBEIRO, Mylena Raissa Bueno
    Realizar a correção de cor e anatomia dentária requer um trabalho minucioso e adaptado para cada paciente, a fim de trabalhar a melhora da cor por escurecimento dentário pós-tratamento endodôntico com alteração cromática, ou por outras alterações estéticas, levando ao resultado almejado. Para tanto, é necessário, com anamnese, um exame clínico minucioso, com intuito de entender a expectativa do paciente, e trazer planejamento e estratégia adequados para cada caso, escolhendo a técnica correta, direta ou indireta — sendo a técnica direta aquela em que se utiliza resina composta, impactando em menor desgaste, menor preço e melhor custo- benefício, e a técnica indireta, a que necessita de etapa laboratorial, revela maior durabilidade, apresentando, no entanto, preço mais elevado. Neste trabalho, descreve-se um relato de caso clínico em que se demonstra o passo a passo implementado para o caso em específico da paciente; as possíveis técnicas e estratégias de um mascaramento do substrato, para o qual foi utilizada faceta direta com uso de resina composta em dente escurecido por tratamento endodôntico. Optou- se pela técnica considerando o custo-benefício e a escolha da paciente. Diante disso, obteve-se um resultado satisfatório, sendo devolvido à paciente um sorriso estético e harmônico, auxiliando, conjuntamente, em sua autoestima
  • Monografia Acesso aberto
    Marketing Odontológico, por onde começar?
    (2023-12) WIATEK , Thainara Maria; GARCIA, Júlia Ramos
    Diante da competitividade existente no mercado odontológico o artigo em questão tem o objetivo de conceituar a estrutura do marketing para que essa estratégia possa ser uma ferramenta de divulgação assertiva para os profissionais da área. Visto que existem diversos fatores que estruturam e interferem diretamente no sucesso das estratégias de divulgação, realizou-se uma revisão bibliográfica buscando atrelar gestão, conceito estrutural de uma marca e posicionamento a comunicação digital na área odontológica, propondo e direcionando o uso do marketing digital, instigando aos profissionais da área a construírem uma marca de sucesso com diretrizes bem alinhadas para que exista a conquista e a fidelização de novos pacientes por meio de experiências positivas. O intuito é apresentar a importância da gestão ao realizar qualquer ação estratégica de marketing vislumbrando a satisfação do paciente e a lucratividade do profissional em questão, analisando alguns conceitos que podem destacar e diferenciar uma marca no mercado atual.
  • Monografia Acesso aberto
    Restabelecendo a estética com resina composta: relato de caso clínico
    (2023-11) LOPES, Isabelly Ferreira; NUNES, Jéssica Aparecida Alves; BRONHOLO, Letícia Martins; SANTOS, Tabata Larissa dos
    Ao longo dos anos, a procura por procedimentos que contribuam para a melhora da estética tem aumentado, com o intuito de agregar no conceito de autoimagem e auto aceitação dos pacientes. De encontro com tais princípios, a odontologia estética, aliada à indústria de biomateriais, busca técnicas e produtos capazes de entregar ao público final o melhor resultado. Atualmente, clareamentos dentais e restaurações diretas em resina composta são a opção de escolha para o paciente que busca melhorar o sorriso a curto prazo; porém a falta de conhecimento técnico e planejamento, assim como a eleição equivocada de materiais podem influenciar negativamente no resultado final e/ou na longevidade do trabalho. Para alcançar o sucesso cabe ao cirurgião dentista eleger a técnica e o material adequado, levando em consideração as expectativas do paciente com informações coletadas previamente na anamnese e por meio de um planejamento viável embasado no conhecimento científico. Pensando nisso, este estudo teve por objetivo relatar um passo a passo de restauração em resina composta anterior, utilizando previamente o clareamento dental de consultório com peróxido de hidrogênio.
  • Monografia Acesso fechado
    Comparativo das técnicas incremental e matriz oclusal em classe II - in vitro
    (2023-11) SANTOS, Gsuany; BOEGERSHAUSEN, Luciano
    A cárie dentária pode destruir a superfície dental, ou estar oculta, preservando a estrutura externa do esmalte, comum em dentes posteriores, sendo essas lesões de Classe II complexas para restabelecer funcionalidade e estética ao dente, devido a remoção do tecido cariado e preenchimento da cavidade com material restaurador. O estudo tem como objetivo desenvolver uma análise comparativa, in vitro, das técnicas incremental e matriz oclusal em cavidades classe II com relação a aplicabilidade e facilidade de reconstrução da anatomia dental. Foi realizada uma pesquisa através do Google formulários com cinco perguntas de múltiplas escolhas para acadêmicos do 4° e 5° anos de Odontologia. Para análise das técnicas confeccionadas foi realizada uma avaliação duplo cego, onde foram comparadas as técnicas, anatomia dental e adaptação das restaurações. No formulário de pesquisa com 35 acadêmicos de odontologia, a maioria concorda que a técnica da matriz oclusal é mais fácil e efetiva para devolver a anatomia dentária, indo de acordo a opinião do primeiro operador, e quanto a análise do primeiro e segundo operadores dos dentes restaurados por ambas as técnicas, concordam que a técnica da matriz oclusal foi a que melhor devolveu a anatomia, não diferenciando a adaptação das restaurações. A técnica da matriz oclusal é uma excelente opção para restaurações posteriores em classe II, porém esta técnica necessita de condições específicas para ser utilizada.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Importância da higiene bucal para prevenção de pneumonia associada á ventilação mecânica e Covid-19: uma revisão da literatura.
    (2023-12) MAY, Suyanne Moreira
    A cavidade oral apresenta características que propiciam o desenvolvimento de microrganismos e é considerada uma abertura para a entrada dos mesmos. A microbiota bucal normal, quando em homeostase, possibilita saúde bucal e geral. Pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva comumente apresentam microbiota bucal alterada, incluindo microrganismos que geralmente não aparecem na cavidade bucal e que podem causar infecções relacionadas à assistência à saúde, principalmente infecções relacionadas ao trato respiratório como Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica e a COVID-19. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo geral enfatizar a importância da higiene bucal na prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica e COVID 19. Esta é uma revisão da literatura onde os artigos pesquisados foram encontrados nas bases de dados da PubMed e da Scielo, utilizando as palavras-chave “pneumonia, saúde bucal, biofilme dental, pacientes com COVID, intubação e higiene bucal” e seus correspondentes em inglês (“pneumonia, oral health, dental biofilm, patients with COVID, intubation and oral hygiene”). Foram incluídos artigos em inglês e português, disponíveis gratuitamente na íntegra, publicados nos últimos oito anos. Foram excluídos artigos classificados como opiniões de especialistas, teses e dissertações. Os cinco artigos selecionados para a revisão mostraram que o biofilme oral aumenta diariamente no paciente internado em Unidade de Terapia Intensiva. Pela intubação oral, a boca fica aberta, aumentando o biofilme e reduzindo o fluxo salivar. Essas alterações favorecem PAVM e COVID-19. Assim, a higiene bucal e do tubo endotraqueal devem ser feitas com colutórios de clorexidina 0,12%. Na pandemia, verificou-se a importância da higiene bucal dos pacientes internados. Além disso, é essencial a intervenção odontológica nas Unidades de Tratamento Intensivo, principalmente na prevenção de infecções como pneumonias nosocomiais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise das propriedades físico-químicas do cimento de silicato tricálcico biodentine: revisão de literatura
    (2023-12) ALVES, Nayara; CASA, Caroline Iara
    Através de uma revisão de literatura, o objetivo do trabalho foi fornecer um estudo geral sobre cimento de silicato tricálcico Biodentine (BiodentineⓇ, Septodont), com características diversas, focando nas propriedades físico-químicas: radiopacidade, tempo de presa, resistência de união, microdureza, força de compressão, capacidade de selamento e microinfiltração, solubilidade, atividade antimicrobiana e liberação de íons de cálcio. A pesquisa dos artigos foi realizada através de buscas nas bases de dados PubMed e SciElo, com artigos publicados em português e inglês, através das palavras chave: biocerâmicos, Biodentine, MTA, propriedades físico-químicas. Foram utilizados artigos com foco direto em Biodentine, assim como artigos sobre biocerâmicos e suas propriedades. Após a seleção, foram separadas e avaliadas as propriedades de Biodentine, e em alguns artigos foram realizados estudos de análise comparativa com outros cimentos biocerâmicos. O biodentine foi lançado em 2009 como um “substituto de dentina”, devido a sua resistência similar à dentina humana. Os resultados avaliados nesta revisão de literatura demonstraram que as propriedades físico-químicas de Biodentine, no geral, demonstraram desempenho dentro das normas: capacidade de selamento e microinfiltração, radiopacidade e solubilidade. Em alguns casos, desempenho superior: tempo de presa, resistência de união, microdureza, força de compressão, liberação de íons cálcio e atividade antimicrobiana
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Reanatomização de dente conóide com resina composta direta: relato de caso
    (2023-12) CARVALHO, Amanda Stoeberl Rodrigues
    O sorriso está intimamente ligado à autoestima do paciente, procedimentos com finalidades estéticas nunca foram tão requisitados quanto em dias atuais. O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de caso clínico em que se propôs a reanatomização de um dente conóide com resina composta pela técnica incremental e também uma introdução à sua etiologia e prevalência. Para maiores esclarecimentos sobre o tema, foi realizada uma revisão bibliográfica com busca em bases de dados do Google Acadêmico, Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) com as seguintes palavras chaves: “Anomalias dentárias”, “Microdontia isolada”; “Dente conóide”; “Alterações morfológicas”; “Alterações e desenvolvimento dentário”; “Restauração em dentes conóides”;‘’ Agenesia e microdontia isolada’’.O tratamento para este caso foi a reanatomização do dente 12 com resina composta pela técnica direta. Após a profilaxia, foi realizado um ensaio restaurador com a finalidade de reconstruir o esmalte palatino do dente, e então confeccionou-se um guia de silicone para posteriormente auxiliar na restauração definitiva. A restauração definitiva foi realizada utilizando a resina composta (Palfique LX5® cor OA1, Tokuyama Dental, Yamagata, Japão). Após feito o condicionamento ácido total e aplicação do sistema adesivo, o esmalte palatino foi confeccionado utilizando a matriz de silicone e, na sequência, concluiu-se a restauração. A técnica de restauração direta em resina composta devolveu função, estética e alcançou as expectativas do paciente.
  • Monografia Acesso aberto
    Importância da odontologia na abordagem multidisciplinar à criança com transtorno do espectro do autismo acometida por bruxismo
    (2023-12) OLIVEIRA, Simone Marcela Silva; MONTEIRO, Ariane Aparecida Mira; IGNÁCIO, Camila Helena; SOUZA , Suelen Fernanda de
    A criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) apresenta alteração do neurodesenvolvimento com impacto negativo na saúde bucal, podendo ocorrer diversas alterações, entre elas, o bruxismo. Neste sentido, o objetivo dessa revisão da literatura foi avaliar a importância da Odontologia na abordagem multidisciplinar à criança com Transtorno do Espectro do Autismo acometida por bruxismo. Trata-se de uma pesquisa de revisão da literatura do tipo sistemática, realizada no período de agosto a novembro de 2023 na base de dados da PubMed®, que incluiu artigos científicos publicados nos últimos 10 anos e excluiu os artigos fora da temática proposta. É possível afirmar que crianças com TEA são mais acometidas por bruxismo e que essa disfunção interfere na sua qualidade de vida. A abordagem do cirurgiãodentista está relacionada ao conhecimento e gerenciamento comportamental da criança com TEA, para possibilitar a intervenção odontológica o mais precoce possível. A conscientização dos pais sobre a importância dessa intervenção precoce e a atuação do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar são questões fundamentais para melhorar a qualidade de vida dessas crianças.
  • Monografia Acesso aberto
    A interrelação entre a obesidade e doenças gengivais em crianças: uma revisão de literatura.
    (2023-11) FRANCISCO, Eduarda
    Essa revisão de literatura teve como seu objetivo principal compreender a inter-relação entre a obesidade e a gengivite induzida por biofilme em crianças de 5 a 14 anos. Buscou-se compreender os efeitos da obesidade infantil sobre os principais parâmetros periodontais clínicos: o sangramento à sondagem, o índice de placa, a profundidade de sondagem e a perda de inserção, e sobre a composição salivar em comparação a crianças dentro dos padrões de normalidade de peso. Utilizando artigos e periódicos pertencentes aos períodos dos anos de 2013 até 2023 em inglês, das bases de dados eletrônicos PubMed e Medline, utilizando como meio de procura as palavras-chave: “gingival diseases” and/or “periodontal status” and/or “periodontal diseases” and/or “child” and/or “obesity”. O presente trabalho sugere que a obesidade, caracterizada pela Organização Mundial da Saúde como o acúmulo de gordura corporal, é um fator agravante para o desenvolvimento de doenças gengivais associadas ao biofilme em crianças. Os estudos revisados relacionam a obesidade à maior índice de placa, maior índice de sangramento à sondagem, maior profundidade de sondagem e a maior concentração do Fator Tumoral Necrosante Alfa, ou TNF-α, citocina pró-inflamatória liberada pelo tecido adiposo no fluído crevicular gengival, que exacerba a resposta inflamatória do paciente, em adição a menores índices de 1,5 – Anidroglucitol (1,5-AG), que atua como um biomarcador de picos glicêmicos. Além de piores hábitos de escovação e alimentação dos grupos obesos. Sendo assim, o profissional Cirurgião-Dentista, especificamente o Odontopediatra, deve atentar-se aos hábitos alimentares da criança, sendo de extrema importância o preenchimento do diário recordatório e exame minucioso da saúde gengival infantil, a fim de prevenir que a gengivite se converta em periodontite.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A inserção da odontologia no ambiente hospitalar: relato de experiência
    (2023-06-28) Camila Georgia Tolentino Custódio Furtado e Lais Caroline Maba, Lais e Camila
    O cirurgião-dentista é um profissional essencial na equipe interdisciplinar da atenção terciária, principalmente em Unidade de Terapia Intensiva. Além de cuidados bucais, esse profissional pode auxiliar no controle e na prevenção de infecções nosocomiais como a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM). A microbiota bucal pode ser uma importante fonte de patógenos que contribuem para a infecção, portanto, medidas de higiene bucal são fundamentais na prevenção da PAVM, destacando-se a escovação dental e o enxaguante bucal com clorexidina como medidas eficazes na redução de patógenos orais e na prevenção da PAVM. A higiene bucal adequada e periódica é uma das medidas preventivas recomendadas para o controle da PAVM, e o cirurgião- dentista pode desempenhar funções importantes nesse sentido. Além disso, a remoção de focos infecciosos ativos e o tratamento e controle de alterações bucais que interfiram no internamento do paciente também são funções do cirurgião-dentista que atua no ambiente hospitalar. O objetivo deste estudo é descrever as experiências vivenciadas durante o estágio curricular do curso de Bacharelado em Odontologia, na área de Odontologia Hospitalar em dois hospitais públicos da região Sul do Brasil. As vivências das acadêmicas evidenciaram a importância de o cirurgião-dentista estar capacitado para identificar possíveis problemas na cavidade bucal que possam afetar a saúde do paciente internado, principalmente quando o mesmo faz uso de ventilação mecânica invasiva.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atendimento odontológico a crianças com transtorno do aspectro autista (TEA): revisão integrativa
    (2023-06-28) Pacheco, Amanda Júnia; Gomes, Geovana Fernanda
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) está relacionado a transtornos do neurodesenvolvimento caracterizados por prejuízos na interação e comunicação social, comportamentos estereotipados e repetitivos e desenvolvimento intelectual irregular. Essas características tornam os pacientes autistas de difícil abordagem e tratamento. A frequência de diagnósticos de TEA em indivíduos têm aumentado nos últimos anos, sendo necessário o aprofundamento desse tema pelos cirurgiõesdentistas, a fim de proporcionar acolhimento e resolutividade às necessidades de saúde bucal dos pacientes com TEA, com a finalidade de implementar abordagens de tratamento eficazes. Por meio de uma revisão integrativa, este artigo teve como objetivo revisar as evidências disponíveis na literatura sobre a conduta do cirurgião-dentista no atendimento e manejo do paciente odontopediátrico com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram realizadas buscas com os descritores “Autism” AND “Children” AND “Dental” AND “Oral” AND “Management” AND “Autismo” AND “Odontopediatria” AND “Manejo” AND “Estratégias de condicionamento” e estabelecidos como critérios de inclusão os artigos de qualquer idioma disponíveis na íntegra e publicados nos últimos 12 anos. A seleção dos estudos foi realizada mediante a leitura do título e resumo, mediante adequação com a questão norteadora. 07 artigos e 1 livro atenderam aos critérios de inclusão e à pergunta norteadora da revisão. Constatou-se que há uma série de condutas individuais que reduzem as dificuldades durante o tratamento odontológico de crianças com TEA, sendo importante que o cirurgião-dentista conheça esses recursos para um atendimento de qualidade. O manejo odontológico é fundamental para o tratamento de uma criança com TEA sendo fundamental um tratamento individualizado e compreensão do perfil de comportamento de cada criança, utilizando várias técnicas e os métodos, como por exemplo TEACCH, ABA, PECS. As abordagens mais usuais para o atendimento odontológico são: dizer-mostrar-fazer, modelação, dessensibilização, reforço positivo ou recompensa, controle de voz, e distração
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A inserção da odontologia no ambiente hospitalar: relato de experiência
    (2023-06-28) FURTADO, Camila Geórgia Tolentino Custódio; MABA, Laís Caroline
    O cirurgião-dentista é um profissional essencial na equipe interdisciplinar da atenção terciária, principalmente em Unidade de Terapia Intensiva. Além de cuidados bucais, esse profissional pode auxiliar no controle e na prevenção de infecções nosocomiais como a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM). A microbiota bucal pode ser uma importante fonte de patógenos que contribuem para a infecção, portanto, medidas de higiene bucal são fundamentais na prevenção da PAVM, destacando-se a escovação dental e o enxaguante bucal com clorexidina como medidas eficazes na redução de patógenos orais e na prevenção da PAVM. A higiene bucal adequada e periódica é uma das medidas preventivas recomendadas para o controle da PAVM, e o cirurgião dentista pode desempenhar funções importantes nesse sentido. Além disso, a remoção de focos infecciosos ativos e o tratamento e controle de alterações bucais que interfiram no internamento do paciente também são funções do cirurgião-dentista que atua no ambiente hospitalar. O objetivo deste estudo é descrever as experiências vivenciadas durante o estágio curricular do curso de Bacharelado em Odontologia, na área de Odontologia Hospitalar em dois hospitais públicos da região Sul do Brasil. As vivências das acadêmicas evidenciaram a importância de o cirurgião-dentista estar capacitado para identificar possíveis problemas na cavidade bucal que possam afetar a saúde do paciente internado, principalmente quando o mesmo faz uso de ventilação mecânica invasiva.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Facetas diretas em resina composta para tratamento de dentes escurecidos: revisão integrativa
    (2023-06-20) Da Silva, Francieli Rosana Dalsouto; Jorge, Gabriel Finamor; Viapiana, Joice; De Oliveira, Yohan Popadiuk
    O estudo teve por objetivo revisar as evidências disponíveis na literatura acerca dos benefícios, limitações, indicações e contraindicações do tratamento de dentes escurecidos com facetas de resina composta através de uma revisão integrativa e apresentar uma breve descrição das técnicas relacionadas a esse procedimento odontológico. A pergunta de pesquisa foi “Quais as evidências disponíveis na literatura sobre “benefícios, limitações, indicações e contraindicações do tratamento de dentes escurecidos com facetas de resina composta”? As bases de dados pesquisadas foram Pubmed e Scielo os descritores “composite resin” AND “tooth discoloration” AND “dental veneers”, sendo critérios de inclusão os artigos de qualquer idioma disponíveis na íntegra e publicados nos últimos dez anos. A seleção dos estudos foi realizada mediante a leitura do título e resumo, pautados na questão norteadora e a análise dos dados realizada de forma descritiva. Foram avaliados cinco artigos, sendo dois (40%) relatos de casos, um (20%) revisão narrativa, um (20%) ensaio laboratorial e um (20%) revisão de literatura. Esses estudos apontaram que as facetas de resina composta para tratamento de dentes escurecidos apresentam vários benefícios, como a capacidade de devolver a estética, a rápida instalação, de baixo custo, facilidade de manutenção, possibilidade de reparo e alcance de lisura de superfície. As indicações relatadas foram dentes jovens para preservação da estrutura dentária, dentes escurecidos em que não é possível realizar clareamento, dentes imperfeitos e com substratos escurecidos. No que diz respeito às limitações, destaca-se a porosidade, manchamento e longevidade reduzida quanto comparada com cerâmica. Os estudos selecionados não abordaram contraindicações para o tratamento de facetas em resina composta, apenas relatado que em dentes não-vitais os resultados não são tão bons quanto em dentes vitais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desafios no diagnóstico da síndrome da combinação: Relato de caso.
    (2023-06-27) Cristine Pereira, Melissa; dos Santos, Carolina
    A Síndrome da combinação foi descrita pela primeira vez em 1972 por Ellsworth Kelly e pode ser observada em pacientes que usam prótese total superior, com ausência dos dentes posteriores inferiores bilateral, e que nunca usaram prótese parcial removível. Essa síndrome apresenta algumas características distintas como: perda óssea na região anterior da maxila, aumento de volume ósseo das tuberosidades, vestibularização e extrusão dos incisivos inferiores, perda de volume ósseo do rebordo mandibular e hiperplasia gengival na região do palato duro. Um dos fatores relacionados com a etiologia da síndrome da combinação consiste no uso incorreto da prótese total superior associada com a prótese parcial removível inferior. Além disso, o estabelecimento do correto diagnóstico da síndrome, pode-se tornar um problema para os cirurgiões dentistas, tendo em vista que muitos profissionais desconhecem essa condição. O presente estudo teve como objetivo descrever as características clínicas relacionadas com a síndrome da combinação, fundamentais para o seu diagnóstico, bem como, relatar um caso clínico de um paciente reabilitado com prótese total superior e prótese removível inferior.