Os impactos do bullying na infância e as possibilidades de escuta clínica na perspectiva da psicanálise
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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Lobo, Bruno Gonçalves Ribeiro
Cavalcante, Maria Simone Andrade Moraes
Orientador
Souza, Carolina Rodrigues Alves de
Coorientador
Resumo
Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e está divido em três
capítulos fundamentados por teóricos que respaldam o tema proposto, dentre diversos
psicanalistas que abordam essa temática, destacam-se aqui quatro, por serem os
pioneiros no atendimento clínico infantil, os quais são: Anna Freud, Melanie Klein,
Winnicott e Françoise Dolto. O objetivo deste trabalho é compreender os efeitos
provocados pelo bullying e as possibilidades de escuta clínica na infância. Busca-se
uma possível resposta para a pergunta norteadora: “como pode funcionar a clínica
psicanalítica com crianças em situação de bullying”? O bullying se caracteriza por
sucessivas agressões intencionais, verbais e/ou físicas, realizadas por um indivíduo
ou por um grupo e acontece em qualquer contexto social, principalmente, nas escolas,
onde, muitas vezes, as agressões são entendidas como simples brincadeiras; começa
com apelidos ofensivos, mas, com o tempo, acarretará graves consequências às
vítimas, a exemplo de queda no rendimento escolar e isolamento social. À medida que
as ofensas e as humilhações aumentam, as vítimas podem desenvolver doenças
psicossomáticas ou sofrem algum tipo de trauma psíquico. Nesse sentido, é
importante que as crianças envolvidas nesse tipo de agressão tenham um
acompanhamento ou um tratamento psicológico. A psicanálise infantil, por exemplo,
promove às crianças um espaço de escuta. Trata-se de um lugar criado para elas se
sentirem à vontade e, assim, serem capazes de externar suas dores, sua angústia e
seus temores, por meio do brincar. Verifica-se que o lúdico é uma ferramenta
indispensável estabelecida no meio psicanalítico na clínica infantil. Conclui-se,
portanto, que a clínica psicanalítica com crianças que sofreram bullying se dá de igual
modo em qualquer outra demanda, ou seja, o foco da análise é na criança e no seu
sofrimento psíquico. Assim, é possível inferir que no atendimento com crianças o
brincar é uma das técnicas mais eficazes e mais utilizadas pelos psicanalistas.
Palavras-chave
Bullying, Infância, Escuta clínica psicanalítica