Viabilidade econômico-financeira da implantação de um cultivo de morango semi-hidropônico

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Data
2020
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Agrárias
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Teixeira, Rivaldo dos Santos
Orientador
Farias, Patrícia Menegaz de
Coorientador
Resumo
A business plan consists of a document that sets out the objectives, which steps need to be taken for these objectives to be successful, minimizing risks and uncertainties. A business plan predisposes the farmer to recognize and curb mistakes while on paper, rather than making them on the market. The strawberry is recognized for being a profitable cultivation option for small properties and fits very well to the family farming model. The fruit is not popularly cultivated in the city of Treze de Maio, Santa Catarina, and the opportunity to start a business was perceived. The study aims to address economic and administrative aspects of a strawberry-producing rural property, assessing its economic-financial viability. The established scenario will be a semi-hydroponic cultivation with the capacity to produce 15 tons of the fruit annually. A business plan referenced by the Brazilian Micro and Small Business Support Service was prepared to verify the viability of the enterprise, reaching optimistic results. Annually, the total sales revenue in the scenario studied was R $ 325,977.60 (three hundred and twenty-five thousand, nine hundred and seventy-seven reais and sixty cents) and the operating result, which indicates the profit of the property, was quantified in R $ 48,888.24 (forty eight thousand, eight hundred and eighty eight reais and twenty four centavos). Therefore, the investment made to start the business with a value of R $ 177,239.54 (one hundred and seventy-seven thousand, two hundred and thirty-nine reais and fifty-four cents) will return in 47 months. To compute these numbers, the study demonstrates step by step all the calculations necessary to not arrive at a false result.
Um plano de negócios consiste em um documento que expõem os objetivos, quais passos que necessitam ser realizados para que esses objetivos possuam êxito, minimizando os riscos e as incertezas. Um plano de negócios predispõem ao agricultor reconhecer e coibir os erros enquanto estão no papel, ao invés de cometê-los no mercado. O morango é reconhecido por ser uma opção de cultivo rentável para pequenas propriedades, e se encaixa muito bem ao modelo de agricultura familiar. A fruta não é popularmente cultivada na cidade de Treze de Maio, Santa Catarina, e percebeu-se a oportunidade de implantar um negócio. O estudo tem por objetivo aborta aspectos econômicos e administrativos de uma propriedade rural produtora de morango, avaliando a sua viabilidade econômico-financeira. O panorama estabelecido será um cultivo em caráter semi-hidropônico com capacidade para produzir 15 toneladas do fruto anualmente. Um plano de negócio referenciado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, foi elaborado para verificar a viabilidade do empreendimento chegando a resultados otimistas. Anualmente, a receita total de vendas no cenário estudado foi de R$ 325.977,60 (trezentos e vinte e cinco mil, novecentos e setenta e sete reais e sessenta centavos) e o resultado operacional, este que indica o lucro da propriedade, ficou quantificado em R$ 48.888,24 ( quarenta e oito mil, oitocentos e oitenta e oito reais e vinte e quatro centavos ). Sendo assim, o investimento realizado para iniciar o negócio com valor de R$ 177.239,54 (cento e setenta e sete mil, duzentos e trinta e nove reais e cinquenta e quatro centavos) retornará em 47 meses. Para computar esses números, o estudo demonstra passo a passo todos os cálculos necessários para não chegar a um falso resultado.

Palavras-chave
Administração rural, Agricultura familiar, Morango, Plano de negócio
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