Planejamento estratégico para a empresa Mayara Lopes Studio de beleza

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Tipo de documento
Relatório de Estágio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Martins, Camila Angelo Berkenbrock
Orientador
Roecker, Rejane
Coorientador
Resumo
The theme of the present study is strategic management, which is defined as a continuous process, starting outside the organization and unfolding within it. Strategic management makes it possible to identify the macro and microenvironment in which the organization is inserted and to identify its strengths and weaknesses based on an analysis of the internal environment. Knowing the importance of strategic planning for any type of organization, the purpose of this study is to prepare the strategic planning for the company Mayara Lopes Studio de Beleza, located in the municipality of Palhoça / SC, through an applied, descriptive and qualitative research. Through this case study, data were collected using an interview with the manager. The study provided, based on the carried out analyzes, the definition of the mission, the vision and the values, in addition to the environmental reality of the company, through the analysis of the SWOT matrix (Main strength: Loyal clientele list; Main weakness: It has only one professional for all the services; Main opportunity: Customer search for services other than those it already offers; Main threat: Market with many competitors.) and Porter's Five Competitive Forces, which identified an average intensity of rivalry in the segment. And, finally, an action plan based on the elaboration of a set of strategies through the 5W2W tool, being them the training in hair dyeing, specialization in the treatment of curly and curly hair, inclusion of new employees, improvement of digital marketing and increase the Studio visibility.
O tema do presente estudo é a administração estratégica, no qual é definido como um processo contínuo, sendo iniciado fora da organização e desdobrando-se dentro dela. A administração estratégica permite identificar o macro e microambiente no qual a organização está inserida e identificar a partir da análise do ambiente interno, seus pontos fortes e fracos. Sabendo da importância do planejamento estratégico para toda e qualquer tipo de organização, o intuito desse estudo consiste na elaboração do planejamento estratégico para a empresa Mayara Lopes Studio de Beleza, localizada no município de Palhoça/SC, através de uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa. Por meio do estudo de caso, os dados foram coletados utilizando entrevista com a gestora. O estudo proporcionou, a partir das análises realizadas, a definição da missão, visão e valores, além da realidade ambiental da empresa, por meio da análise da matriz SWOT (Principal força: Cartela de clientes fixa; Principal fraqueza: Conta com apenas uma profissional para todos os serviços; Principal oportunidade: Busca dos clientes por outros serviços além dos que já oferece; Principal ameaça: Mercado com muitos concorrentes.) e das Cinco Forças Competitivas de Porter, o qual identificou intensidade média de rivalidade no segmento de atuação. E, por fim, um plano de ação a partir da elaboração de um conjunto de estratégias através da ferramenta 5W2W, sendo elas a capacitação em tintura capilar, especialização em tratamento de cabelos cacheados e crespos, inclusão de novos funcionários, aperfeiçoamento do marketing digital e aumentar a visibilidade do Studio.

Palavras-chave
Administração; administração estratégica; planejamento estratégico; estratégia.
Citação
Coleções