Modelagem de negócio Canvas para a criação de uma cafeteria e lounge

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Data

2020

Tipo de documento

Plano de Negócio

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Júnior, Fábio Pedro

Orientador

Roecker, Rejane

Coorientador

Resumo

This internship report in the form of a business plan presents a study on how Canvas business modeling can be applied in the creation of an evening coffee shop in the Pagani neighborhood in Palhoça / SC. To this end, subjects such as administration, entrepreneurship, business plan and Canvas business model were studied in order to support this research. With regard to methodological procedures, starting with the type of research regarding the object, it was defined as descriptive, when data collection uses bibliographic data and by survey, in this study primary and secondary data were used, and was interpreted in a different way. qualitative and quantitative, the applied research with possible customers was done through a questionnaire that included thirteen respondents living in the municipalities of Palhoça / SC and São José / SC, where it was observed that most respondents were open to an evening cafeteria , among the highlighted points is that the establishment will not serve alcoholic beverages and still, the concept of Meet Café & Lounge was well received. The elaboration of this study provided the definition of the objectives and strategic positioning of the future enterprise, such as acting with a focus on differentiation, analyzing the micro and macroenvironment of the future business, applying a survey with possible customers in order to elaborate the SWOT Matrix that identified the forces, the main one being the differentiated service hours, the weaknesses with the owner's inexperience in undertaking as the most relevant weak point, the opportunities such as the possibility of partnerships with relationship apps, and threats where the health crisis caused by the pandemic was defined as the most impactful, and finally apply the dimensions of the business modeling of Canvas that provided the author with a clearer notion of the capabilities and limitations of the future business, and pointed out as a Value Proposition the novelty for being an evening cafeteria whose objective is to be a meeting point ideal. Based on environmental analyzes, applied research, and the use of Canvas modeling in this study, the importance of these items in the preparation of an efficient business plan is highlighted.
Este relatório de estágio em forma de plano de negócios apresenta um estudo sobre como a modelagem de negócios de Canvas pode ser aplicada na criação de uma cafeteria noturna no bairro Pagani em Palhoça/SC. Para este fim, foram estudados com o intuito de fundamentar esta pesquisa assuntos como administração, empreendedorismo, plano de negócios e modelo de negócio de Canvas. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, começando pelo tipo de pesquisa quanto ao objeto definiu-se como descritiva, quanto a coleta de dados utiliza-se dados bibliográficos e por levantamento, neste estudo foram utilizados dados primários e secundários, e foi interpretada de forma qualitativa e quantitativa, a pesquisa aplicada com os possíveis clientes foi feita através de um questionário que contemplou treze respondentes residentes dos municípios de Palhoça/SC e de São José/SC, onde se observou que a maioria dos respondentes se mostraram abertos a uma cafeteria noturna, dentre os pontos destacados é que o estabelecimento não servirá bebidas alcoólicas e ainda assim, o conceito do Meet Café&Lounge teve um bom recebimento. A elaboração deste estudo proporcionou a definição dos objetivos e posicionamento estratégico do futuro empreendimento, como a atuação com foco na diferenciação, analisar o micro e macroambiente do futuro negócio, aplicar uma pesquisa com possíveis clientes afim de elaborar a Matriz SWOT que identificou as forças, sendo a principal o horário de atendimento diferenciado, as fraquezas tendo a inexperiência do proprietário em empreender como ponto fraco mais relevante, as oportunidades como possibilidade de parcerias com aplicativos de relacionamentos, e ameaças onde a crise sanitária causada pela pandemia foi definida como mais impactante, e por fim aplicar as dimensões da modelagem de negócio de Canvas que proporcionou ao autor uma noção mais clara das capacidades e limitações do futuro negócio, e apontou como Proposta de Valor a novidade por ser uma cafeteria noturna cujo o objetivo é ser um ponto de encontro ideal. A partir das análises ambientais, da pesquisa aplicada, e da utilização da modelagem de Canvas neste estudo, destaca-se a importância destes itens na elaboração de um plano de negócios eficiente.

Palavras-chave

Empreendedorismo, Canvas, Cafeteria noturna.

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