Revolucionárias, Sábias e Feiticeiras: Mulheres Reais Retratadas na Mídia Catarinense

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

de Mello, Laura Arezio Sobroza

Orientador

Moraes, Heloisa Juncklaus Preis

Coorientador

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar as figuras que predominam sobre a mulher catarinense através do Jornalismo, em seu papel de tecnologia do imaginário. Especialistas ligados à psicologia e ao estudo dos arquétipos, como Carl Gustav Jung, Clarissa Pinkola Estés e Jean Shinoda Bolen foram essenciais para este trabalho. Além deles, as publicitárias Margaret Mark e Carol S. Pearson forneceram grande parte das imagens-base para a análise. Outros articulistas e autores, como Maria Ribeiro, Mariza B.T. Mendes e Rita Correia também trouxeram significativas contribuições. Foi realizado um estudo de caso da revista semanal que engloba produções dos três jornais A Notícia, Jornal de Santa Catarina e o Diário catarinense. Após análise de 6 meses de produção, concluiu-se que as imagens da Feiticeira, da Sábia e da Revolucionária predominam com relação às outras que foram selecionadas.

Palavras-chave

Arquétipos, Jornalismo, Mulheres

Citação

Coleções