Revolucionárias, Sábias e Feiticeiras: Mulheres Reais Retratadas na Mídia Catarinense
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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
de Mello, Laura Arezio Sobroza
Orientador
Moraes, Heloisa Juncklaus Preis
Coorientador
Resumo
O objetivo deste estudo é identificar as figuras que predominam sobre a mulher catarinense através do Jornalismo, em seu papel de tecnologia do imaginário. Especialistas ligados à psicologia e ao estudo dos arquétipos, como Carl Gustav Jung, Clarissa Pinkola Estés e Jean Shinoda Bolen foram essenciais para este trabalho. Além deles, as publicitárias Margaret Mark e Carol S. Pearson forneceram grande parte das imagens-base para a análise. Outros articulistas e autores, como Maria Ribeiro, Mariza B.T. Mendes e Rita Correia também trouxeram significativas contribuições. Foi realizado um estudo de caso da revista semanal que engloba produções dos três jornais A Notícia, Jornal de Santa Catarina e o Diário catarinense. Após análise de 6 meses de produção, concluiu-se que as imagens da Feiticeira, da Sábia e da Revolucionária predominam com relação às outras que foram selecionadas.
Palavras-chave
Arquétipos, Jornalismo, Mulheres