Recursos tecnológicos: o uso do software GeoGebra na interpretação dos coeficientes das funções
Carregando...
Data
2020
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Marcelino, Bianca Bento Ambosio
Feldhaus, Gésica Burgrever
Orientador
Carvalho, Dalmo Gomes
Coorientador
Resumo
This work aimed to analyze the use of the GeoGebra software slider, in the interpretation of the function coefficients. Methodologically, it is a qualitative, exploratory and bibliographic research. The new educational technologies were the biggest motivation for the development of this research. For the present, a study is presented regarding the use of these resources, for the classroom, relating teaching practices with technological innovations, using, specifically, a Sliding Control tool of the GeoGebra software, for the study of the function coefficients. In view of this, didactic proposals were made, exploring the concepts of four functions: 1st degree, 2nd degree, exponential and logarithmic. Thus, it is considered that students can understand the characteristics of each function and the importance of their coefficients, when studying what changes can happen, if they undergo changes. With the didactic sequences, it was possible to realize how important it is to use the technology of the GeoGebra slider, without studying the behavior of the functions. In view of this, from the data analysis, it was found that the use of this technological resource is indispensable to the teaching of mathematics, since it provides the student with the need for learning approximately.
Esse trabalho teve como objetivo analisar o uso do controle deslizante do software GeoGebra, na interpretação dos coeficientes das funções. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativa, exploratória e bibliográfica. As novas tecnologias educacionais foram a maior motivação, para que se desenvolvesse esta pesquisa. Por conseguinte, apresentou-se um estudo referente ao uso desses recursos, para a sala de aula, relacionando práticas de ensino com inovações tecnológicas, utilizando, especificamente, a ferramenta Controle Deslizante do software GeoGebra, para o estudo dos coeficientes das funções. Em vista disso, foram apresentadas propostas didáticas, com a finalidade de explorar os conceitos de quatro funções: do 1° grau, do 2° grau, exponencial e logarítmica. Considera-se, assim, que os alunos podem compreender as características de cada função e da importância de seus coeficientes, ao estudarem quais mudanças podem acontecer, caso eles sofram alterações. Com as sequências didáticas, foi possível perceber o quanto é importante a uso da tecnologia do controle deslizante do GeoGebra, no estudo do comportamento das funções. Em vista disso, a partir da análise dos dados, verificou-se que o uso desse recurso tecnológico é indispensável ao ensino da matemática, uma vez que proporciona ao aluno a necessidade da aprendizagem significativa.
Esse trabalho teve como objetivo analisar o uso do controle deslizante do software GeoGebra, na interpretação dos coeficientes das funções. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativa, exploratória e bibliográfica. As novas tecnologias educacionais foram a maior motivação, para que se desenvolvesse esta pesquisa. Por conseguinte, apresentou-se um estudo referente ao uso desses recursos, para a sala de aula, relacionando práticas de ensino com inovações tecnológicas, utilizando, especificamente, a ferramenta Controle Deslizante do software GeoGebra, para o estudo dos coeficientes das funções. Em vista disso, foram apresentadas propostas didáticas, com a finalidade de explorar os conceitos de quatro funções: do 1° grau, do 2° grau, exponencial e logarítmica. Considera-se, assim, que os alunos podem compreender as características de cada função e da importância de seus coeficientes, ao estudarem quais mudanças podem acontecer, caso eles sofram alterações. Com as sequências didáticas, foi possível perceber o quanto é importante a uso da tecnologia do controle deslizante do GeoGebra, no estudo do comportamento das funções. Em vista disso, a partir da análise dos dados, verificou-se que o uso desse recurso tecnológico é indispensável ao ensino da matemática, uma vez que proporciona ao aluno a necessidade da aprendizagem significativa.
Palavras-chave
GeoGebra e Ensino da Matemática, Controle Deslizante e funções, Tecnologia Educacional