Estado nutricional de escolares com idade de cinco a dez anos residentes no sul do Brasil: um artigo de revisão
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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Lopes, Luana Fernanda Fonseca
Orientador
Mazzucchetti, Lalucha
Coorientador
Resumo
Introduction: Nutritional assessment is a methodology used to diagnose the nutritional
status of different age groups. Recent data show that, over the past few decades, there has
been an important increase in overweight and obesity in children and adolescents, a fact
that can compromise current and future health. Objective: to carry out a literature review
on the nutritional status prevalent among schoolchildren aged five to ten, enrolled in
public and private schools in the southern region of Brazil between the years 2010 and
2020. Method: Articles in Portuguese and English were selected, indexed in the Scielo
and Virtual Health Library (VHL) databases and with nutritional status determined
through the curves of the World Health Organization of 2006 and 2007. Only 10 articles
met the eligibility criteria and were included in the research. Results: The body mass
index / age was present in all studies and showed high frequencies of overweight and
obesity. Only two studies evaluated the height / age index and one evaluated weight / age;
both verified prevalence of adequacy. Complementary measures of nutritional assessment
were rarely used. Conclusion: There was a high prevalence of overweight and obesity
among students. Interventional measures are necessary to promote health.
Introdução: A avaliação nutricional é uma metodologia usada para diagnosticar o estado nutricional de diferentes faixas etárias. Dados recentes mostram que, ao longo das últimas décadas, houve um importante aumento de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes, fato que pode comprometer a saúde atual e futura. Objetivo: realizar uma revisão de literatura sobre o estado nutricional prevalente entre os escolares de cinco a dez anos, matriculados em escolas públicas e privadas da região Sul do Brasil entre os anos de 2010 e 2020. Método: Foram selecionados artigos nos idiomas português e inglês, indexados nas bases de dados Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e com estado nutricional determinado por meio das curvas da World Health Organization de 2006 e 2007. Apenas 10 artigos atenderam os critérios de elegibilidade e foram inseridos na pesquisa. Resultados: O índice de massa corporal/idade esteve presente em todos os estudos e mostraram elevadas as frequências de sobrepeso e obesidade. Apenas dois estudos avaliaram o índice estatura/idade e um avaliou peso/idade; ambos verificaram prevalência de adequação. Medidas complementares da avaliação nutricional foram pouco utilizadas. Conclusão: Verificou-se elevada prevalência de sobrepeso e obesidade entre os escolares. Medidas interventivas são necessárias para promover a saúde.
Introdução: A avaliação nutricional é uma metodologia usada para diagnosticar o estado nutricional de diferentes faixas etárias. Dados recentes mostram que, ao longo das últimas décadas, houve um importante aumento de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes, fato que pode comprometer a saúde atual e futura. Objetivo: realizar uma revisão de literatura sobre o estado nutricional prevalente entre os escolares de cinco a dez anos, matriculados em escolas públicas e privadas da região Sul do Brasil entre os anos de 2010 e 2020. Método: Foram selecionados artigos nos idiomas português e inglês, indexados nas bases de dados Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e com estado nutricional determinado por meio das curvas da World Health Organization de 2006 e 2007. Apenas 10 artigos atenderam os critérios de elegibilidade e foram inseridos na pesquisa. Resultados: O índice de massa corporal/idade esteve presente em todos os estudos e mostraram elevadas as frequências de sobrepeso e obesidade. Apenas dois estudos avaliaram o índice estatura/idade e um avaliou peso/idade; ambos verificaram prevalência de adequação. Medidas complementares da avaliação nutricional foram pouco utilizadas. Conclusão: Verificou-se elevada prevalência de sobrepeso e obesidade entre os escolares. Medidas interventivas são necessárias para promover a saúde.
Palavras-chave
Avaliação nutricional, Estado nutricional, Antropometria, Crianças, Revisão