Métodos facilitadores para o atendimento odontológico de pacientes com Transtorno do Espectro Autista - TEA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Martins, Beatriz Pinheiro

Orientador

Bittencourt, Sandra Teixeira

Coorientador

Resumo

Autistic Spectrum Disorder (ASD) involves a set of developmental disorders with biological causes, with a variety of socialization disorders occurring. Having some common characteristics in these patients, such as difficulty in maintaining eye contact, repetition of words, inversion of pronouns, language delay and stereotyped behavior. Its diagnosis is clinical, with specific treatment for each case. Many children come to the office with oral problems already installed, and some factors for this to happen are a diet rich in sweet foods, lack of qualified professional in the area of special patients, attempt to please the child or as a reward for a task accomplished or even the use of drugs that in the long term compromise oral health. Dental care for these patients is one of the biggest challenges for dental surgeons, due to their complex and varied clinical / behavioral manifestations. The dentist must have the conventional methods of dental management, in addition to learning interaction strategies, such as audiovisual and body stimuli using subjective methods (TEACCH, ABA and PECS). The purpose of this literature review is to get to know the different facilitating methods for the dental care of patients with ASD, with the purpose of further disseminating this information so that professionals know how to properly care for individuals who have such peculiar characteristics and can provide them patients less traumatic and more successful care.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve um conjunto de transtornos de desenvolvimento com causas biológicas, ocorrendo uma variedade de distúrbios de socialização. Algumas características específicas são frequentes nesses pacientes, como dificuldade de manter o contato visual, repetição de palavras, inversão de pronomes, atraso na linguagem e comportamento estereotipado. Seu diagnóstico é clínico, com tratamento específico para cada caso. Muitas crianças chegam ao consultório com problemas bucais já instalados, e alguns fatores para que isso aconteça é uma dieta rica em alimentos doces, falta de profissional qualificado na área de pacientes especiais, tentativa de agradar a criança ou como recompensa por uma tarefa cumprida ou ainda o uso de medicamentos que ao longo prazo comprometam a saúde bucal. O atendimento odontológico desses pacientes é um dos maiores desafios para os cirurgiões dentistas, devido às suas manifestações clínicas/comportamentais complexas e variadas. O cirurgião dentista deverá dispor dos métodos convencionais de manejo odontológico, além de aprender estratégias de interação, como estímulos audiovisuais e corporais, utilizando métodos subjetivos (TEACCH, ABA e PECS). O objetivo desta revisão de literatura é que se conheça os diferentes métodos facilitadores para o atendimento odontológico do paciente com TEA, com a finalidade de maior divulgação dessas informações para que os profissionais saibam atender adequadamente os indivíduos que apresentam características tão peculiares e possam proporcionar a estes pacientes atendimentos menos traumáticos e bem sucedidos.

Palavras-chave

Comunicação. Odontopediatria. Transtorno do Espectro Autista.

Citação

Coleções