A literatura na educação infantil: a magia que vira arte com as crianças de zero a três anos
Carregando...
Data
2021
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Pino, Ana Paula Fruiate
Orientador
Cardoso, Jorge Alexandre Nogared
Coorientador
Resumo
O presente artigo tem como temática a literatura na Educação Infantil/primeira infância. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a importância da literatura para a infância e para o desenvolvimento das crianças de zero a três anos. Os objetivos específicos elencados foram: identificar na literatura possibilidades para o imaginário das crianças; verificar como se desenvolve as práticas de letramento com as crianças por meio da literatura. É muito importante para o desenvolvimento de qualquer criança ouvir muitas histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para serem bonsleitores, principalmente na formação do hábito de leitura, mas para a criança pequena representa ainda o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da capacidade de representação e da ampliação das experiências.
Palavras-chave
Literatura, Educação infantil, De zero a tres