Os aspectos relacionados ao processo de decidir sobre a carreira de jogadores de esportes eletrônicos

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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Romero, Hugo Isaac Alves
Orientador
Silveira, Anderson da
Coorientador
Resumo
This research was part of the conclusion work of the undergraduate course in Psychology and aimed to characterize the aspects involved in the process of deciding on the career in the perception of professional electronic sports players (esports). The entertainment provided by electronic games from the end of the 20th century instigated organized competitions between players, which gave rise to the esports market. The research was characterized with an exploratory-descriptive objective, survey design, cross-section and quantitative nature. Data collection was carried out through an online questionnaire with open and closed questions in a sample of players from different Brazilian states. A quantitative analysis of the responses to the questionnaire was performed with descriptive statistics and textual analysis procedures. The results indicated a relationship between the level of education and the type of employment relationship reached by the players, where different representations between groups in relation to career and decision making are evident. It was also found that the participants indicated more the personal characteristics that influence positively than those that influence negatively. In addition, there was a strong influence of famous players and parents on career decisions.
Esta pesquisa fez parte do trabalho de conclusão do curso de graduação em Psicologia e teve como objetivo caracterizar os aspectos envolvidos no processo de decidir sobre a carreira na percepção de jogadores profissionais de esportes eletrônicos (esports). O entretenimento proporcionado pelos jogos eletrônicos a partir do final do século XX instigou competições organizadas entre jogadores, o que deu origem ao mercado de esports. A pesquisa foi caracterizada com objetivo exploratório-descritivo, delineamento de levantamento, corte transversal e natureza quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line com perguntas abertas e fechadas em uma amostra de jogadores de diferentes estados brasileiros. Foi realizada uma análise quantitativa das respostas ao questionário com procedimentos de estatística descritiva e análise textual. Os resultados indicaram uma relação entre o nível de escolaridade e o tipo de vínculo de trabalho alcançado pelos jogadores, onde evidencia-se representações diferentes entre os grupos em relação à carreira e à tomada de decisão. Também identificou-se que os participantes indicaram mais as características pessoais que influenciam positivamente do que as que influenciam negativamente. Além disso, constatou-se uma forte influência de jogadores famosos e pais sobre as decisões de carreira.

Palavras-chave
decisão, carreira, esports
Citação
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