Arquitetura e primeira infância: projeto de uma escola de ensino infantil em Lagarto - SE
Carregando...
Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Maria Lilian Andrade Nere
Orientador
Elso de Freitas Moisinho Filho
Coorientador
Resumo
O presente trabalho apresenta como objeto de estudo, uma proposta arquitetônica de uma escola
de ensino infantil para a primeira infância, pensando no conforto dos espaços internos e
externos, com a integração dos espaços abertos bem arborizados, a distribuição de diversos
brinquedos para trabalhar o estímulo, a percepção, a liberdade e a conectividade entre as
crianças. Os objetivos deste trabalho estão direcionados a realizar uma proposta arquitetônica
que influencie no espaço de ensino com a aplicação de ambientes e equipamentos confortáveis,
bem como, pensar em um espaço educacional infantil numa perspectiva da arquitetura; buscar
legislações e recomendações escolares que auxiliem na construção da proposta de projeto
educacional; analisar a segurança através dos ambientes e dos espaços; e indicar equipamentos
e mobiliários com base no FNDE e na Portaria n.º 184 de 2015. Trabalhando com a metodologia
Montessoriana, têm-se a criança como o centro do ensino. Nesse contexto, a proposta
educacional será aplicada na cidade de Lagarto-Se, uma vez que, foram trabalhadas as
condicionantes para possibilitar o melhor conforto para o público em questão. O
desenvolvimento da pesquisa foi realizado por meio de referências bibliográficas, projetos
escolares infantis, normas e leis para a estruturação da justificativa. Nesse parâmetro, a
organização do trabalho foi realizada por capítulos, sendo apresentada dessa forma: no primeiro
capítulo na introdução, foram discutidos os objetivos gerais e específicos, bem como, a
estruturação das ideias; no segundo, a história da arquitetura escolar no mundo e no Brasil que,
de modo geral, será abordada a questão da arquitetura escolar infantil; no terceiro, são
apresentados os métodos educacionais nas escolas, destacando as teorias pedagógicas de
ensino, bem como, a fundação Bernard Van Leer com percepção dos espaços e mobiliários
adequados para as crianças da primeira infância; no quarto, traz as referências arquitetônicas;
no quinto, a arquitetura de maneira segura para as crianças através dos espaços, como o
dimensionamento dos mobiliários e equipamentos; o sexto, a proposta escolar infantil
apresentado pela integração dos espaços com o meio ambiente e as áreas verdes, destacando os
mobiliários e brinquedos para a socialização, por fim, está o sétimo capitulo onde se encontra
o referencial bibliográfico. Desse modo, proporcionar um espaço construído que auxilie na
qualidade do aprendizado, com a finalidade de um retorno no desempenho dos alunos, uma vez
que, o ambiente proposto será agradável, criativo e dinâmico.
Palavras-chave
ARQUITETURA EDUCACIONAL, PRIMEIRA INFÂNCIA, ESPAÇO CONSTRUÍDO, MONTESSORI