Arquitetura e primeira infância: projeto de uma escola de ensino infantil em Lagarto - SE

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Data

2021

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Maria Lilian Andrade Nere

Orientador

Elso de Freitas Moisinho Filho

Coorientador

Resumo

O presente trabalho apresenta como objeto de estudo, uma proposta arquitetônica de uma escola de ensino infantil para a primeira infância, pensando no conforto dos espaços internos e externos, com a integração dos espaços abertos bem arborizados, a distribuição de diversos brinquedos para trabalhar o estímulo, a percepção, a liberdade e a conectividade entre as crianças. Os objetivos deste trabalho estão direcionados a realizar uma proposta arquitetônica que influencie no espaço de ensino com a aplicação de ambientes e equipamentos confortáveis, bem como, pensar em um espaço educacional infantil numa perspectiva da arquitetura; buscar legislações e recomendações escolares que auxiliem na construção da proposta de projeto educacional; analisar a segurança através dos ambientes e dos espaços; e indicar equipamentos e mobiliários com base no FNDE e na Portaria n.º 184 de 2015. Trabalhando com a metodologia Montessoriana, têm-se a criança como o centro do ensino. Nesse contexto, a proposta educacional será aplicada na cidade de Lagarto-Se, uma vez que, foram trabalhadas as condicionantes para possibilitar o melhor conforto para o público em questão. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado por meio de referências bibliográficas, projetos escolares infantis, normas e leis para a estruturação da justificativa. Nesse parâmetro, a organização do trabalho foi realizada por capítulos, sendo apresentada dessa forma: no primeiro capítulo na introdução, foram discutidos os objetivos gerais e específicos, bem como, a estruturação das ideias; no segundo, a história da arquitetura escolar no mundo e no Brasil que, de modo geral, será abordada a questão da arquitetura escolar infantil; no terceiro, são apresentados os métodos educacionais nas escolas, destacando as teorias pedagógicas de ensino, bem como, a fundação Bernard Van Leer com percepção dos espaços e mobiliários adequados para as crianças da primeira infância; no quarto, traz as referências arquitetônicas; no quinto, a arquitetura de maneira segura para as crianças através dos espaços, como o dimensionamento dos mobiliários e equipamentos; o sexto, a proposta escolar infantil apresentado pela integração dos espaços com o meio ambiente e as áreas verdes, destacando os mobiliários e brinquedos para a socialização, por fim, está o sétimo capitulo onde se encontra o referencial bibliográfico. Desse modo, proporcionar um espaço construído que auxilie na qualidade do aprendizado, com a finalidade de um retorno no desempenho dos alunos, uma vez que, o ambiente proposto será agradável, criativo e dinâmico.

Palavras-chave

ARQUITETURA EDUCACIONAL, PRIMEIRA INFÂNCIA, ESPAÇO CONSTRUÍDO, MONTESSORI

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