“NA LÍNGUA, NADA É POR ACASO”: A etimologia latina como ferramenta didática no ensino de Língua Portuguesa

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Feitoza, Vitória
Orientador
Santa Rosa, Josefa
Coorientador
Resumo
Este trabalhado visou fomentar o uso do Latim nas aulas de Língua Portuguesa como ferramenta didática que possibilita ao educando um conhecimento mais amplo a respeito da história da sua língua. A língua latina, conhecida como a língua mãe do português se encaixa nesse contexto como facilitador de ensino que trabalha a lógica, o raciocínio, e o conhecimento sobre fatores linguísticos na morfologia e no léxico. Foi proposto por meio da produção de uma árvore genealógica, ver, de maneira explícita, as influências e derivas deixadas pelo latim em muitos termos na Língua Portuguesa. Essas influências rodeiam a Língua Portuguesa desde a sua história como língua oficial do Brasil, seja de maneira consciente ou inconsciente. Alguns desses fenômenos também encontram-se presentes na variação linguística e a falta de conhecimento etimológico a respeito desse assunto é o que, muitas vezes, acarreta o preconceito linguístico na sociedade por alguns falantes. Ensinar esses aspectos e fenômenos presentes na Língua Portuguesa, torna-se importante na compreensão do porquê o falante recupera e retira fragmentos do Latim para a composição ou criação de novas palavras. E, dessa forma, levando ao aluno entender que esses fenômenos presentes na língua, não são por acaso.

Palavras-chave
Latim, Língua Portuguesa, Ensino
Citação
Coleções