Práticas educativas parentais e desenvolvimento emocional dos filhos.

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Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Teixeira, Thaís Carvalho

Orientador

Rosso, Maria Loreni

Coorientador

Resumo

This study aims at assessing parents' understanding of the consequences of parental educational practices on their children's emotional development. As an exploratory qualitative research, the present study is based on semi-structured interviews with six parents and their children, aged between six and nine years old, who lived in the same family environment. The following aspects were investigated: parents' understanding of educational practices and emotional development; which practices are used to educate children, and, finally, what are the possible consequences of the educational practices developed with their children on their emotional development. The responses were organized based on content analysis and categorized according to the specific objectives of the study. The analysis of the results indicates that the parents understand, through educational practices, any action aimed at the care of the child, using different ways to educate their children; they understand by emotional development the freedom of expression of the feelings and emotional skills developed and believe, even with doubts, that they are contributing positively to the emotional development of their children. Therefore, it is considered that although the parents recognize the importance of the family in the child's development, they still feel insecure in the face of the challenging task of educating, especially with regard to the consequences of educational practices on their children's emotional development.
Esta pesquisa consiste em conhecer a compreensão dos pais sobre as consequências das práticas educativas parentais no desenvolvimento emocional dos filhos. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória de análise qualitativa, realizada por meio de uma entrevista semiestruturada com seis pais com filhos, na faixa etária dos seis aos nove anos de idade, que estivessem convivendo no mesmo ambiente familiar. Foram investigados os seguintes aspectos: a compreensão dos pais sobre práticas educativas; quais práticas são utilizadas para educação dos filhos; a compreensão dos pais acerca do desenvolvimento emocional e por fim, quais as possíveis consequências das práticas educativas exercidas com seus filhos no desenvolvimento emocional dos mesmos. As respostas dos entrevistados foram organizadas com base na análise de conteúdo e categorizadas de acordo com os objetivos específicos do estudo. A análise dos resultados indica que os pais compreendem por práticas educativas toda ação voltada ao cuidado da criança, utilizando-se de diversas maneiras para educação dos filhos; compreendem por desenvolvimento emocional a liberdade de expressão dos sentimentos e habilidades emocionais desenvolvidas e acreditam, mesmo com dúvidas, de estarem contribuindo positivamente para o desenvolvimento emocional dos filhos. Portanto, considera-se que embora os pais reconheçam a importância da família na construção do sujeito, ainda assim, se sentem inseguros diante da desafiadora tarefa de educar, sobretudo no que se refere às consequências das práticas educativas no desenvolvimento emocional dos filhos.

Palavras-chave

Práticas educativas, Parentalidade, Desenvolvimento emocional

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