A relação da estrutura familiar e o desenvolvimento da ansiedade infantil.
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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Emerick, Amanda Schlee Villa
Orientador
Rosso, Maria Loreni
Coorientador
Resumo
This study has as its theme the understanding of family structure and the development of childhood anxiety. As a general objective, it is intended to verify in the literature how the relationship between family structure and the development of childhood anxiety occurs. It is a qualitative research, and the data collected came from a bibliographic research and analyzed in order to respond to the objectives proposed for this study. The results indicate that the family is considered as the first social environment in which the subject develops relationships that function as a basis for future connections and relationships. And that family transition periods, as well as some elements of family dynamics, emerged as possible causes of family dysfunctionalities from which they influence the development of childhood anxiety. It is concluded that environmental, genetic and psychosocial factors; the influences of family vital cycles and elements of family dynamics such as rules, norms, communication and marital interactions, are characteristics of the family structure that when present in the family in an inappropriate way, corroborate the development of anxiety in childhood.
Este estudo apresenta como tema a compreensão da estrutura familiar e o desenvolvimento da ansiedade infantil. Enquanto objetivo geral pretende-se verificar na literatura como ocorre a relação entre a estrutura familiar e o desenvolvimento da ansiedade infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que os dados coletados foram provenientes de uma pesquisa bibliográfica e analisados com vistas a responder aos objetivos propostos para este estudo. Os resultados apontam que a família é considerada como o primeiro meio social no qual o sujeito desenvolve relações que funcionam como base para as conexões e relações futuras. Os períodos de transição familiares, assim como alguns elementos da dinâmica familiar emergiram como possíveis ocasionadores de disfuncionalidades familiares que influenciam no desenvolvimento da ansiedade infantil. Conclui-se que fatores ambientais, genéticos e psicossociais; as influências dos ciclos vitais familiares e os elementos da dinâmica familiar tais como regras, normas, comunicação e as interações conjugais, são características da estrutura familiar que quando presentes de uma maneira desajustada, corroboram para o desenvolvimento da ansiedade na infância.
Este estudo apresenta como tema a compreensão da estrutura familiar e o desenvolvimento da ansiedade infantil. Enquanto objetivo geral pretende-se verificar na literatura como ocorre a relação entre a estrutura familiar e o desenvolvimento da ansiedade infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que os dados coletados foram provenientes de uma pesquisa bibliográfica e analisados com vistas a responder aos objetivos propostos para este estudo. Os resultados apontam que a família é considerada como o primeiro meio social no qual o sujeito desenvolve relações que funcionam como base para as conexões e relações futuras. Os períodos de transição familiares, assim como alguns elementos da dinâmica familiar emergiram como possíveis ocasionadores de disfuncionalidades familiares que influenciam no desenvolvimento da ansiedade infantil. Conclui-se que fatores ambientais, genéticos e psicossociais; as influências dos ciclos vitais familiares e os elementos da dinâmica familiar tais como regras, normas, comunicação e as interações conjugais, são características da estrutura familiar que quando presentes de uma maneira desajustada, corroboram para o desenvolvimento da ansiedade na infância.
Palavras-chave
Dinâmica familiar, Transtorno de ansiedade – infantil, Relações familiares