Isolamento social e relações familiares: influência da quarentena em decorrência da pandemia de COVID-19 na interação entre pais e filhos.

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Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Silvério, Beatriz Martins

Orientador

Almeida, Maria Paula Pereira Matos de

Coorientador

Resumo

This study aimed identify the perception of parents of students from private schools in the municipality of Tubarão (SC) about the influence of quarantine due the COVID-19 pandemic in their interaction with their children. This is an exploratory and qualitative field research that was developed from semi-structured interviews with 10 families in the city. The following aspects related to the quarantine period were investigated: changes in the family routine, feelings experienced by parents in their interaction with their children, difficulties encountered in this interaction and positive aspects experienced. The interviews were evaluated using the content analysis method, and the categories of analysis were determined. The results showed changes in routine related to the homeschooling practice, decreased social contact, overload of activities and impacts on professional life. Regarding the feelings experienced by the parents, the difficulty in identifying them stands out, in addition to being reported tiredness, guilt and stress. As difficulties encountered, emotional reactions, adaptation to changing roles, difficulty in applying homeschooling and more dependent children were pointed out. Few positive aspects experienced were reported, being the approximation, maturation and increase of the demonstration of affection. Some families do not identify positive aspects. Based on the results, the parent’s lack of preparation to deal with the new contingencies and the importance of carrying out the orientation of parents in a preventive way stands out.
Este estudo teve como objetivo identificar a percepção dos pais de alunos de escolas privadas do município de Tubarão (SC) acerca da influência da quarentena em decorrência da pandemia de COVID-19 na sua interação com os filhos. Trata-se de uma pesquisa de campo em nível exploratório e qualitativo que foi desenvolvida a partir da realização de entrevistas semiestruturas com 10 famílias da cidade. Foram investigados os seguintes aspectos relacionados ao período de quarentena: mudanças ocorridas na rotina familiar, sentimentos vivenciados pelos pais em sua interação com os filhos, dificuldades encontradas nessa interação e aspectos positivos vivenciados. As entrevistas foram avaliadas a partir do método de análise de conteúdo, sendo determinadas as categorias de análise. Os resultados mostraram mudanças na rotina relacionadas à prática do homeschooling, diminuição do contato social, sobrecarga de atividades e impactos na vida profissional. Com relação aos sentimentos vivenciados pelos pais, destaca-se a dificuldade de identificação dos mesmos, além de serem referidos cansaço, culpa e estresse. Como dificuldades encontradas, foram apontadas reações emocionais, adaptação à mudança de papéis, dificuldade em aplicar o homeschooling e filhos mais dependentes. Poucos foram os aspectos positivos vivenciados referidos, sendo eles a aproximação, amadurecimento e aumento da demonstração de afeto. Algumas famílias não identificam aspectos positivos. A partir dos resultados, destaca-se o despreparo dos pais para lidar com as novas contingências e a importância da realização da orientação de pais de forma preventiva.

Palavras-chave

Relações familiares, Coronavírus, Filhos

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