Tenacidade de um timoneiro: publicidade e o jornalismo ganham impulso em Chapecó

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Ritter, Richard Antonio

Orientador

Sardá, Laudelino José

Coorientador

Resumo

Plinio Ritter's life is summed up in two words: tenacity and stubbornness. The perseverance with which he undertook in the construction of his professional career led him to explore the West of Santa Catarina, where he implanted the first advertising agency in the region and became a talent in the narration of games, in addition to developing a new TV presenter and commentator layout. Stubbornness gave him the recognition of an ingenious publicist and restless broadcaster. Plinio's curriculum enabled us to go beyond his history. How will advertising be tomorrow? And is it possible for journalism to regain its degree of reference at a confidence level? This work focuses on these focuses and, despite the barriers imposed by social isolation, it was possible to minimize the difficulties and, certainly, the experience achieved is already an enthusiasm for the production of a publication on the subject, with new research aimed at deepening and expanding the content. Ritter's way of being and doing social communication anticipates phenomena such as convergence and multidisciplinary teams in communication services uniting advertisers, journalists and others.
A vida de Plinio Ritter se resume em duas palavras: tenacidade e teimosia. A perseverança com que empreendeu na construção da sua carreira profissional levou-o a desbravar o Oeste catarinense, onde implantou a primeira agência de publicidade da região e se tornou um talento na narração de jogos, além de desenvolver novo layout de apresentador e comentarista de tv. A teimosia deu-lhe o reconhecimento de um publicitário engenhoso e radialista irrequieto. O currículo de Plinio ensejou-nos ir além da sua história. Como será a publicidade amanhã? E é possível o jornalismo reconquistar seu grau de referência em nível de confiança? Este trabalho concentra-se nestes focos e, apesar das barreiras impostas pelo isolamento social, foi possível minimizar as dificuldades e, com certeza, a experiência alcançada já se constitui em um entusiasmo à produção de uma publicação sobre o tema, com novas pesquisas visando ao aprofundamento e ampliação do conteúdo. O modo de ser e fazer comunicação social de Ritter antecipa fenômenos como o da convergência e de equipes multidisciplinares nos serviços de comunicação unindo publicitários, jornalistas e outros.

Palavras-chave

Evolução – História - Publicidade – Jornalismo – Marketing – Empreendedorismo - Santa Catarina – Brasil

Citação