Semiótica e Cinema: A Utilização de Signos para a Construção Imagética da Última Ceia e do Personagem Jesus

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2020

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Duarte, Vinícius de Carvalho

Orientador

Bressan Júnior, Mario Abel

Coorientador

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a utilização de signos para construção imagética da última ceia, bem como do personagem Jesus Cristo nos filmes La Vie et la Passion de Jésus-Christ (1903), A Última Tentação de Cristo (1988), A Paixão de Cristo (2004) e Jesus de Nazaré: O Filho de Deus (2019), realizando uma leitura crítica das obras, através da semiótica peirceana. Utiliza como metodologia a análise de conteúdo e os resultados mostram a importância dos signos indiciais para o sentido das narrativas, diferenciando-as em alguns aspectos a partir da leitura semiótica.

Palavras-chave

Semiótica, Cinema, Signos, Representação

Citação