Semiótica e Cinema: A Utilização de Signos para a Construção Imagética da Última Ceia e do Personagem Jesus
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Duarte, Vinícius de Carvalho
Orientador
Bressan Júnior, Mario Abel
Coorientador
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a utilização de signos para construção imagética da última ceia, bem como do personagem Jesus Cristo nos filmes La Vie et la Passion de Jésus-Christ (1903), A Última Tentação de Cristo (1988), A Paixão de Cristo (2004) e Jesus de Nazaré: O Filho de Deus (2019), realizando uma leitura crítica das obras, através da semiótica peirceana. Utiliza como metodologia a análise de conteúdo e os resultados mostram a importância dos signos indiciais para o sentido das narrativas, diferenciando-as em alguns aspectos a partir da leitura semiótica.
Palavras-chave
Semiótica, Cinema, Signos, Representação