Biomedicina

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Preenchimento facial com ácido hialuônico: aplicações, intercorrências e possíveis intervenções para reversão
    (2023-12) TORQUATO, Ana Carolina; BONATTI, Aurora; MAUELER, Beatriz; ZILS, Camila Karsten
    O intuito do presente trabalho é realizar uma revisão integrativa da literatura, considerando a discussão dos fatores relacionados aos efeitos da utilização do preenchimento com ácido hialurônico (AH) na prevenção e tratamento do envelhecimento facial. O ácido hialurônico é um biopolímero formado pelo ácido D-glucurônico e a N-acetilglicosamina, faz parte da constituição do organismo e atua no preenchimento dos espaços intracelulares. O AH é considerado seguro e a aplicação do mesmo é biocompatível com o organismo. O AH pode provocar efeitos adversos, apesar de ter uma baixa incidência. Entretanto, os efeitos adversos gerados através da aplicação de AH, podem decorrer em virtude da inexperiência profissional, técnica incorreta ou do próprio produto. A aplicação do AH requer devidos conhecimentos anatômicos, técnicos e habilidades para execução dos procedimentos, evitando complicações. É de suma importância o reconhecimento dos efeitos adversos, como também, das condutas a serem tomadas para solucionar as possíveis intercorrências.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Cannabis medicinal e epilepsia: quais seus usos terapêuticos, indicações e contraindicações?
    (2023-12) BRESSANINI, Maria Eduarda; RICARDO, Natalia Adriane; SERPA, Aline; STOLF, Graziela Fernanda
    Pode-se afirmar que a epilepsia é uma das principais doenças neurológicas que acometem adultos jovens no mundo. Caracteriza-se pela ocorrência espontânea e recorrente de episódios breves ou prolongados de atividade neuronal excessiva, devido a um estado de hiperexcitabilidade neuronal e hipersincronia. A epilepsia pode ter origem estrutural genética, infecciosa, metabólica, imunológica ou desconhecida, embora as crises possam ser multifatoriais. Para esta revisão integrativa da literatura foram coletadas informações através de levantamentos bibliográficos nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem online (Medline), Google Acadêmico, revistas e jornais online sobre medicina. Como resultados baseados nas pesquisas feitas, o uso do Canabidiol (CBD) tem grande potencial para o tratamento da epilepsia com baixos níveis de efeitos colaterais onde os mesmo quando se apresentava não eram agravantes como, com o uso do tratamento convencional. O presente trabalho tem por objetivo expor pesquisas sobre o uso do canabidiol no tratamento da epilepsia, indicação, contraindicação, seu mecanismo de ação e demonstrar resultados realizados sobre a utilização de tal.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Intercorrências relaciondas à toxina botulínica na biomedicina estética
    (2023-12) MOREIRA, Eduarda Teixeira; KUHN, Julia Christine; LUCA, Maria Eduarda de; LARA, Maria Fernanda de Souza; PEREIRA, Maria Luiza
    O presente estudo aborda as intercorrências associadas ao uso da toxina botulínica (TB), indicada principalmente para rugas dinâmicas. O objetivo é apresentar técnicas, considerar variáveis e discutir intercorrências para garantir a execução segura. A pesquisa é uma revisão integrativa sobre intercorrências na estética relacionada a toxina botulínica, utilizando como pergunta norteadora: "Principais intercorrências na aplicação da toxina botulínica?". A mesma, envolveu a análise de vários artigos, sendo aplicados critérios específicos como a aplicação das palavras chaves: Toxinas Botulínicas; Clostridium botulinum; Estética e Efeitos Adversos, na seleção dos resultados relevantes a partir das bases de dados SCIELO, GOOGLE SCHOLAR, MEDLINE e LILACS, resultando em 35 conteúdos. Após um processo de exclusão com critérios como textos incompletos ou não disponíveis e falta de alinhamento com a temática, cinco artigos foram identificados como pertinentes para o desenvolvimento da pesquisa. Diante da necessidade de assegurar uma prática com baixas chances de intercorrências, busca-se garantir que o procedimento seja executado com máxima segurança, promovendo uma prática estética responsável e eficiente na utilização da toxina botulínica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação do efeito antidepressivo de Lepidium meyenii (Maca Peruana) em estudos pré-clínicos e clínicos: uma revisão integrativa da literatura
    (2023-03-17) Rodrigues, Sara; Brandão, Jullyanna
    O transtorno depressivo maior (TDM) é uma das principais causas de incapacidade funcional e afeta cerca de 320 milhões de pessoas. Sua fisiopatologia pouco conhecida e tratamentos farmacológicos ineficientes impulsionam a busca de estratégias terapêuticas para essa desordem. Maca peruana (Lepidium meyenii) têm se mostrado um importante suplemento nutricional para aumentar libido e melhorar a sensação de bem-estar, mas seu potencial antidepressivo é pouco explorado. O objetivo da pesquisa é realizar uma revisão integrativa da literatura científica para avaliar o efeito antidepressivo de maca peruana (L. meyenii) em estudos pré-clínicos e clínicos. Foi realizada uma busca de artigos nas bases de dados PubMed, LILACS e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) mediante os termos extraídos do DeCS: “Lepidium meyenii AND depression” e/ou “Lepidium meyenii AND depressive”. Foram revisados 16 artigos (1999-2022): 03 revisões de literatura, 08 artigos com experimentos pré-clínicos e 05 artigos sobre experimentos clínicos que se enquadraram na pergunta norteadora. As evidências pré-clínicas demonstram mais robustez quanto ao potencial antidepressivo de L. meyenii após exposição de animais a modelos de estresse crônico e cirúrgico, além da capacidade de modular níveis de neurotransmissores, corticosterona, neuroproteção e marcadores de estresse oxidativo.Quanto aos estudos clínicos, faltam ensaios que englobem um número significativo de sujeitos da pesquisa e maior tempo de observação comportamental dos participantes diante de situações estressoras. O tratamento com maca peruana parece exercer efeito antidepressivo, além de praticamente não desencadear toxicidade aguda e crônica; entretanto, são necessários estudos para implementar esse suplemento com segurança no tratamento do TDM.