Fawe: jogo multiplayer online usando HTML5 e WebSocket
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Data
2020
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Jansen, Paulo Ricardo
Orientador
Zambiasi, Saulo Popov
Coorientador
Resumo
Online games allow people to have fun together from different places. For these
games to be created it is necessary to know different technologies. In order to demonstrate the
technologies of HTML5 Canvas and Websocket, this work focuses on the development of the
Fawe game. From that, a bibliographic search was carried out to better understand these web
technologies. The project was developed together with the creation of a Game Design
Document detailing all the information and concepts of the game. The game was modeled
using software engineering concepts with class and activity diagrams. At the end of the
project, 17 people evaluated the game using an online questionnaire and the results were
compared.
Os jogos online permitem que as pessoas se divirtam juntas de diferentes lugares. Para que estes jogos sejam criados é necessário o conhecimento de diferentes tecnologias. O presente trabalho aborda o desenvolvimento do jogo Fawe, o qual utiliza as tecnologias HTML5, Canvas e Websockets. Em cima disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para compreender melhor estas tecnologias da web. O projeto foi desenvolvido junto com a criação de um Game Design Document detalhando todas as informações e conceitos do jogo. O jogo foi modelado utilizando conceitos de engenharia de software com diagramas de classe e atividades. Ao final do projeto, 17 pessoas avaliaram o jogo através de um questionário online e os resultados foram comparados.
Os jogos online permitem que as pessoas se divirtam juntas de diferentes lugares. Para que estes jogos sejam criados é necessário o conhecimento de diferentes tecnologias. O presente trabalho aborda o desenvolvimento do jogo Fawe, o qual utiliza as tecnologias HTML5, Canvas e Websockets. Em cima disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para compreender melhor estas tecnologias da web. O projeto foi desenvolvido junto com a criação de um Game Design Document detalhando todas as informações e conceitos do jogo. O jogo foi modelado utilizando conceitos de engenharia de software com diagramas de classe e atividades. Ao final do projeto, 17 pessoas avaliaram o jogo através de um questionário online e os resultados foram comparados.
Palavras-chave
GDD, Game Design Document, Websocket, HTML5, Canvas, Jogos Digitais, Jogos multiplataforma, Desenvolvimento de Jogos, Comunicação em Tempo Real, Programação para Web, MMORPG