Jornalismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Storytelling e a reconstrução da realidade no podcast de Jornalismo Investigativo “Pico dos Marins: O Caso do Escoteiro Marco Aurélio”
    (2023-12) NAUMANN, Manoella Vitória da Rosa Theiss
    Este artigo busca apresentar como se deu a ascensão de podcasts no Brasil, e no mundo, e como a forma de narrar histórias através do radiojornalismo tem se expandido e possibilitado aos jornalistas explorar outros tipos de produções, mais aprofundadas e humanizadas. A pesquisa analisa o podcast “Pico dos Marins: O Caso do Escoteiro Marco Aurélio” e como este se caracteriza como uma produção narrativa de storytelling com um quê de investigação, demonstrando que essa nova forma de narrar histórias dá oportunidade para o ouvinte imergir na história e ressalta o papel social do jornalista e a responsabilidade ao reconstruir os fatos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Narrativas transmídias: um estudo de caso do canal de viagens Rio4Fun a partir dos Sete Princípios do Storytelling de Henry Jenkins
    (2020-12) PEREIRA, Júlia Gabriela Dias
    Este artigo tem o objetivo de realizar uma análise da aplicação dos sete princípios do Storytelling de Henry Jenkins em um estudo de caso do canal de viagens Rio4Fun. O presente estudo aborda a forma como o Rio4Fun utiliza múltiplas plataformas para criar uma experiência imersiva e envolvente com o público. Cada um dos sete princípios do Storytelling é analisado em relação aos conteúdos produzidos pelo canal durante a viagem para Portugal em 2023, com o objetivo de saber se é feito ou não o uso das Narrativas Transmídias na produção do conteúdo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Televisão de cachorro: o balança geral como um expositor do jornalismo sensacionalista na criminalidade brasileira
    (2023-12) ROEDEL, Lucas
    Este trabalho tem o objetivo de discutir de forma analítica a utilização do sensacionalismo como ferramenta poderosa no início, desenvolvimento, alteração e fim de atos criminosos no Brasil, buscando entender o surgimento dessa narrativa mediante uma linha do tempo filosófica da história da comunicação midiática. O “entretenimento-justiça”, resultado perpetuado por narrativas apelativas, se torna nítido em programas populares (em ambos sentidos; de pertencer ao povo e de fama) como o Balanço Geral, que é utilizado como case neste estudo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Maioria Silenciosa: uma análise acerca da noticiabilidade de atos suicidas
    (2023-12) PASTA, Viviane
    O presente trabalho apresenta temas sensíveis. Caso suicídio seja um gatilho para você, leitor, reconsidere a leitura. Não é por menos que o suicídio sempre foi tratado como tabu para a imprensa, causando o silêncio da palavra dentro e fora das redações. O jornalismo, por mais que imparcial, é formador de opinião, mas também de reações. Com isso, buscou-se trazer a verdade, o cuidado, as reconsiderações quanto “apenas” noticiar atos de morte voluntária, sem propostas de intervenção ou emergência, evitando o sensacionalismo. Materiais bibliográficos, manuais de imprensa e dados levantados pela Organização Mundial da Saúde foram essenciais para esta releitura.
  • Paper Acesso fechado
    Jornal Barriga: o jornalismo humorístico chegando "de barriga" em Blumenau
    (2009-07) Weiss, Cristian Edel; Ribeiro Santos, Tiago
    O estudo apresentado ao longo deste Projeto Experimental em Comunicação (PEC) refere-se à criação de um jornal humorístico para o público-leitor blumenauense. Inicialmente, este memorial apresenta uma fundamentação histórica como forma de compreender a origem do jornalismo humorístico no Brasil, chegando até à cidade de Blumenau, como mercado a ser focado pelo presente produto jornalístico que será descrito. O documento ressalta a importância de um meio humorístico e opinativo circulante na região capaz de fornecer à sociedade um ponto de vista diferenciado sobre assuntos possivelmente já tratados, ou não, pela imprensa local.
  • Monografia Acesso fechado
    Temperatura da Informação: Quente ou Frio? Obsoleto ou Revertido? Uma Leitura do Jornal de Santa Catarina sob a Ótica das Teorias de Marshall McLuhan
    (2009-12-09) Weiss, Cristian Edel
    Este estudo pretende levantar as características pertinentes à evolução do Jornal de Santa Catarina – com sede em Blumenau, Santa Catarina –, nos últimos 38 anos, analisando sob a ótica das Leis dos Meios e a teoria dos Meios Quentes e Frios, de Marshall McLuhan. Para tanto, por meio de análise documental, serão observadas 17 capas e suas respectivas manchetes do Jornal de Santa Catarina, num espaço de tempo compreendido entre 1971 e 2009. Logo, são os 38 anos de atividade do periódico. As teorias de McLuhan ajudam a esclarecer a influência dos outros suportes midiáticos sobre o conteúdo do jornal e a maneira como são apresentadas as informações, além de observar a tendência da linguagem não-linear, tão peculiar da internet, sobre a mídia impressa. A metodologia empregada neste estudo constitui-se de revisão bibliográfica dos escritos de McLuhan acerca das Leis dos Meios e teoria dos Meios Quentes e Frios.