Proposta de jogo de cartas como ferramenta para aprendizagem significativa no ensino da Química

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Jesus, David Pereira de
Mendes, Julia Ketlen da Silva
Camilo, Stefany Alves

Orientador

Limas, Alessandro de Oliveira

Coorientador

Resumo

The use of playful games has the power to transform ordinary classes into moments of efficient, creative, and enjoyable learning for the students. The didactic game is an important tool for the teacher to develop the student's problem-solving skills, in addiction to increasing students' motivation for chemistry classes. This paper aims to propose a card game model as a facilitating tool for meaningful learning for the teaching of Organic Chemistry, according to the theory of David Paul Ausubel (1918-2008). The qualitative exploratory research consisted in the selection of the content of Organic Chemistry to approach in the model, in the rules elaboration of the card game, in the establishment of the game mechanics with the pre-defined rules and in the didactic game prototype assembly. Through the results obtained, the game "Chemical Battle" was developed from the creation of cards based on the content of organic chemistry, seeking to address the nomenclature content of the aldehyde functional group. The rules were being created throughout the game's development process. Then, a board was assembled, which presents the basic description of the game. It can be improved, if adding new suffixes, along with different functional groups. It is necessary to carry out use tests to improve the game proposed in presential classes.
O emprego de jogos lúdicos tem o poder de transformar aulas comuns em momentos de ensino eficiente, criativo e prazeroso para os alunos. O jogo didático é uma importante ferramenta para o professor desenvolver no aluno a habilidade de resolução de problemas, além de aumentar a motivação dos alunos para as aulas de Química. O presente trabalho tem como objetivo propor um modelo de jogo de cartas como ferramenta facilitadora para a aprendizagem significativa para o ensino da Química Orgânica, segundo a teoria de David Paul Ausubel (1918-2008). A pesquisa qualitativa exploratória consistiu na seleção do conteúdo da Química Orgânica a ser abordado no modelo, na elaboração das regras do jogo de cartas, no estabelecimento da mecânica do jogo com as regras pré-definidas e na montagem do protótipo do jogo didático. Por meio dos resultados obtidos, o jogo “Batalha Química” foi desenvolvido a partir da criação de cartas com base no conteúdo de química orgânica, visando abordar o conteúdo de nomenclatura do grupo funcional aldeídos. As regras foram sendo criadas ao longo do processo de desenvolvimento do jogo. Depois, foi montado um tabuleiro, que apresenta a descrição básica do jogo. O mesmo pode ser aprimorado, se adicionando novos sufixos, têm-se grupos funcionais diferentes. Torna-se necessário realizar testes de aplicação para aperfeiçoamento do jogo proposto nas aulas no modo presencial.

Palavras-chave

Jogos didáticos, Ensino da Química, Aprendizagem Significativa

Citação