A utilização de jogos eletrônicos nas aulas de educação física do ensino fundamental em escolas públicas do município de Imbituba–SC

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Marcelino, Rafael Ruiz

Orientador

Matos, Philipe Guedes

Coorientador

Resumo

The game is in fact older than culture and has great social value. The electronic game has been gaining more and more fans due to the great evolution of technology, in addition to bringing benefits such as improved decision-making, integration among students, in addition to the spirit of competition. Exergames that are a modality of electronic games still bring health benefits in general, since to play you need to have body movements, thus improving the notion of space and motor coordination. This research aims to verify the use of electronic games in Physical Education classes in elementary school and it is characterized as a descriptive research, with a quantitative approach. It was carried out in the form of online questionnaires with 7 public school teachers in the city of Imbituba-SC. It was noted during the research that the greatest difficulty encountered by teachers in the use of electronic games is the lack of adequate material and the lack of information on the subject so that they could carry out their classes. In addition to the little interest among teachers regarding the use of electronic games during Physical Education classes.
O jogo é de fato mais antigo que a cultura e que possui grande valor social. O jogo eletrônico vem ganhando cada vez mais adeptos devido à grande evolução da tecnologia, além de trazer benefícios como a melhora nas tomadas de decisões, integração entre alunos, além do espírito de competição. Os exergames que são uma modalidade de jogos eletrônicos ainda trazem benefício para a saúde em geral, visto que para jogar precisa ter movimentos corporais, melhorando assim a noção de espaço e a coordenação motora. Essa pesquisa traz como objetivo verificar a utilização do jogo eletrônico nas aulas de Educação Física no ensino fundamental e ela é caracterizada como uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Foi feito em forma de questionários online com 7 professores da rede pública da cidade de Imbituba-SC. Obsevou-se durante a pesquisa que a maior dificuldade encontrada pelos professores na utilização do jogo eletrônico é a falta de material adequado e a falta de informação sobre o tema para que pudessem realizar suas aulas. Além do pouco interesse entre os professores a respeito da utilização de jogos eletrônicos durante as aulas de Educação Física.

Palavras-chave

Jogo Eletrônico, Educação Física, Ensino Fundamental

Citação