Cinema como recurso didático no ensino-aprendizagem de História
Carregando...
Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Amâncio, Jorge Souza
Orientador
Santa Rosa, Josefa Risomar Oliveira
Coorientador
Resumo
A presente pesquisa aborda o cinema como ferramenta didática para contribuir no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de História, possibilitando a construção de conhecimentos de forma inovadora e motivacional tanto para o(a) educador(a) quanto para o(a) estudante. Nesta direção, o cinema vem a contribuir por meio de imagens no desenvolvimento significativo do conhecimento, fazendo uma relação das cenas com o conteúdo trabalhado. A priori, o trabalho dá início ao contexto histórico por sua invenção, em seguida, a chegada do cinema no Brasil e como foi se tornando uma ferramenta pedagógica nas escolas, sendo utilizado nas aulas de História, em que teóricos corroboram nessa linha de pensamento. Propõe-se, enquanto objetivo geral: compreender os conhecimentos teóricos e técnicos para o uso do cinema em sala de aula, trazendo para a realidade do discente e buscando melhorar a qualidade de ensino. Para tanto, a ideia foi desenvolvida a partir do alcance de objetivos específicos, tais como: discutir a possibilidade do uso do cinema como ferramenta pedagógica e não somente de entretenimento; explanar como possibilitar o debate e a reflexão por meio de filmes apresentados na sala de aula; por fim, analisar como os filmes difundidos pela indústria cinematográfica podem ser utilizados como recursos didáticos para o ensino de História, a fim da melhor assimilação de
conteúdos por parte dos(as) alunos(as) despertando o interesse pelo tema tratado. Nesta vertente, foi feita análise de dois filmes: O menino do pijama listrado e Guerra de Canudos, que trazem cenas das quais o docente pode utilizar fazendo uma assimilação com o conteúdo, saindo das aulas meramente expositiva, em que o foco era somente o livro didático.
Palavras-chave
Cinema, Educação, Recurso didático, História