EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para o desenvolvimento de metodologias dentro de um planejamento individual
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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Santos, Glenda Airan Bispo dos
Orientador
Santa Rosa, Josefa Risomar Oliveira
Coorientador
Resumo
Desde muito tempo ouve-se falar em crianças com necessidades especiais, sendo que esse assunto era tratado, majoritariamente, de forma banal, e essas crianças não tinham acesso às escolas e muito menos ao meio social, pois eram vistas como pessoas inúteis, desprovidas de sabedoria. Os anos foram passando e as instituições de ensino começaram a problematizar esse preconceito, fomentando a inclusão dessas pessoas em seus ambientes educativos. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), pode-se afirmar que a educação é direito e dever de todo ser humano, incluindo, assim, as crianças com necessidades especiais, e nesse momento surge os desafios da inclusão, a qual é o assunto discutido nesse trabalho monográfico, pois o número de crianças com necessidades educacionais especiais vem aumentando, exigindo, assim dos ambientes escolares condições adequadas para recebê-las. Por isso, a pesquisa discorre sobre a inclusão e os desafios enfrentados pela comunidade escolar para efetivá-la nos dias atuais. Dado o exposto, entende-se que as contribuições do presente trabalho trazem uma reflexão acerca da importância do planejamento individual para elaboração de metodologias e práticas, que levem a interação das crianças com as deficiências na sala regular, com o intuito de garantir uma educação de qualidade para todos, trabalhando, assim, uma gama de valores, incluindo o respeito e a diferença.
Palavras-chave
Educação especial Educação inclusiva Aprendizagem Conhecimento Autonomia Planejamento Estratégias pedagógicas Inclusão