Programa Residência Pedagógica e Formação de Professores/as: Contribuições de uma pesquisa exploratória e descritiva em Interface com a Educação Sexual Emancipatória

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Data

2021

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Biológicas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Leal, Renan Konig

Orientador

Yared, Yalin Brizola

Coorientador

Resumo

Pesquisa objetivou analisar as influências do Programa Residência Pedagógica nas reflexões sobre Sexualidade e Educação Sexual dos sujeitos envolvidos no subprojeto de Biologia, em uma Escola Pública Estadual de um município do Sul de SC. Evidencia-se sua importância, visto que o Programa Residência Pedagógica - PRP é um programa novo, possuindo ainda poucos estudos realizados. Fundamentou-se no materialismo histórico-dialético e no método dialético de análise da realidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, configurando-se em um Estudo de Caso. Os participantes compreenderam 07 sujeitos do subprojeto de Biologia, referente a oferta do edital nº 06/2018. A entrevista semiestruturada compreendeu o instrumento de coleta de dados e a técnica de análise de conteúdo foi adotada para a análise dos dados. Os resultados apontam que as práticas e as compreensões dos sujeitos participantes ainda estão ancoradas em vertentes pedagógicas de Educação Sexual repressivas e reducionistas, principalmente a médico-biológica. Destacamos, com base nos resultados, que a vivência no PRP não influenciou em reflexões críticas e emancipatórias sobre Educação Sexual e Sexualidade, principalmente em processos de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave

Programa Residência Pedagógica; Formação de professores/as de Ciências e Biologia, Educação Sexual Emancipatória

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