Redes sociais e as distorções da autoimagem: um olhar atento sobre o impacto que os influenciadores digitais provocam na autoestima das mulheres
Carregando...
Data
2021
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Vaz, Lara Cristina Stoppa
Fernandes, Natane Cristina Pereira Vassoler
Orientador
Mesquita, Fernanda Leão
Coorientador
Rocha, Isadora Oliveira
Resumo
No contexto atual, nada é mais comum que ter uma “casa digital”, passa-se uma boa parte do tempo nesse ambiente virtual, compartilhando momentos da vida pessoal nas redes sociais. O compartilhamento de fotos, pensamentos e estilo de vida, aproxima, produz reencontros e encurta distancias geográficas, mas, em contrapartida, pode ser bastante adoecedor, causando impactos negativos na autoestima feminina, que é o público alvo deste estudo. Considerando esta problemática, este artigo possui como objetivo geral, analisar a influência das redes sociais na autoestima das mulheres e compreender se o impacto é maior à medida que o tempo de exposição no ambiente virtual aumenta. Para a metodologia utiliza-se a revisão bibliográfica acerca do tema proposto. Apresenta-se também alguns estudos empíricos referentes às redes sociais, a distorção da autoimagem e o impacto sobre a autoestima feminina. Por fim, as considerações finais demonstram que o conflito interno é causado diante da percepção que a realidade, na maioria das vezes, não corresponde ao que se vê no ambiente virtual, bem a constatação de que seguir o estilo de vida proposto pelas “influencers digitais” é algo difícil de ser alcançado. Assim é possível afirmar que, para efeito de estudo, os objetivos foram cumpridos no desenvolver da pesquisa.
Palavras-chave
Redes sociais, Autoestima, Influencers digitais, Internet