Redes sociais e as distorções da autoimagem: um olhar atento sobre o impacto que os influenciadores digitais provocam na autoestima das mulheres

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Vaz, Lara Cristina Stoppa
Fernandes, Natane Cristina Pereira Vassoler

Orientador

Mesquita, Fernanda Leão

Coorientador

Rocha, Isadora Oliveira

Resumo

No contexto atual, nada é mais comum que ter uma “casa digital”, passa-se uma boa parte do tempo nesse ambiente virtual, compartilhando momentos da vida pessoal nas redes sociais. O compartilhamento de fotos, pensamentos e estilo de vida, aproxima, produz reencontros e encurta distancias geográficas, mas, em contrapartida, pode ser bastante adoecedor, causando impactos negativos na autoestima feminina, que é o público alvo deste estudo. Considerando esta problemática, este artigo possui como objetivo geral, analisar a influência das redes sociais na autoestima das mulheres e compreender se o impacto é maior à medida que o tempo de exposição no ambiente virtual aumenta. Para a metodologia utiliza-se a revisão bibliográfica acerca do tema proposto. Apresenta-se também alguns estudos empíricos referentes às redes sociais, a distorção da autoimagem e o impacto sobre a autoestima feminina. Por fim, as considerações finais demonstram que o conflito interno é causado diante da percepção que a realidade, na maioria das vezes, não corresponde ao que se vê no ambiente virtual, bem a constatação de que seguir o estilo de vida proposto pelas “influencers digitais” é algo difícil de ser alcançado. Assim é possível afirmar que, para efeito de estudo, os objetivos foram cumpridos no desenvolver da pesquisa.

Palavras-chave

Redes sociais, Autoestima, Influencers digitais, Internet

Citação

Coleções