O ser, o parecer e a moda no século XXI: o agênero no discurso da marca another place
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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Calheiro Neto, Rodolpho
Orientador
Carvalho, Liliane
Coorientador
Resumo
O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso foi analisar o discurso
estético “sem gênero” presente na moda do século XXI, tendo por estudo a grife
brasileira Another Place. Através de editoriais e coleções presentes nas mídias
digitais, sites colaborativos e no próprio Instagram da marca, buscou-se em
imagens e textos de que forma a grife constrói o agênero na moda. A
contextualização histórica do vestuário masculino e feminino e suas distinções de
gênero permitiu perceber a construção de discursos culturais e sociais que, à luz
de conceitos teóricos sobre identidades de gênero, baliza discussões sobre o “não
binarismo” e o “agênero” ou “sem gênero”. Assim, analisaram-se imagens e
informações em sites colaborativos de moda e da própria marca de forma
qualitativa, não mensurando dados numéricos, mas sim narrativos. Nesse sentido,
o conteúdo analisado é apresentado de forma explicativa, permitindo entender de
que forma o agênero se constrói neste contexto específico.
Palavras-chave
Agênero, Moda, Another Place, Construções de gênero