A educação de jovens e adultos à luz da concepção Freiriana: uma análise histórica
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Data
2021
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Santos, Daiane
Sant'Ana, Magna
Orientador
Correia, Patrícia
Coorientador
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir as mudanças ocorridas na educação de jovens e
adultos ao longo da história. Para isso, analisamos as metodologias utilizadas nesse viés temporal,
através de pesquisa bibliográfica, pautada, principalmente, no aporte teórico do educador Paulo
Freire que deixou um legado histórico para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma,
esse estudo evidencia algumas medidas que se tornaram necessárias para amenizar os impactos do
analfabetismo tardio presente na sociedade, dentre elas, os incentivos políticos, econômicos e
sociais. Considerando essas perspectivas, ressaltamos a importância de uma educação
conscientizadora para todos. Essa, surge por meio da construção dialógica, que visa a busca do
saber e da constituição do pensamento crítico evidenciado. Assim, através dos estudos concluímos
que a educação depende de práticas pedagógicas emancipadoras, para que o conhecimento possa
proporcionar a liberdade que é inerente deste processo.
Palavras-chave
Educação, Jovens e adultos, Prática pedagógica, Percurso histórico