Desafios da Escola Municipal X de Criciúma/SC para efetivação do processo de inclusão dos estudantes com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental
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Data
2020-10-20
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Figueredo, Nelca Giorgiana Elizabet Aguiar Ferreira
Orientador
Ferreira, Elizabet Aguiar
Coorientador
Resumo
O presente artigo surge das observações realizadas durante os estágios do curso de Pedagogia, nas várias etapas da educação, principalmente no ensino fundamental. Tem influência do período de estágio não obrigatório na Escola Municipal de Ensino Fundamental X de Criciúma/SC, período que possibilitou uma vivência junto às classes de segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental desta Unidade Escolar. Assim, é objetivo desta pesquisa: analisar os desafios enfrentados por uma Escola Municipal de Criciúma/SC para efetivação do processo de inclusão dos estudantes com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos para a coleta de dados, a pesquisa de campo. O estudo aconteceu com 05 (cinco) docentes, pertencentes à escola supramencionada, que responderam a um questionário semiestruturado, com perguntas abertas, disponibilizadas no Google Forms, aplicativo do Google Drive. A partir da análise dos dados, foi possível concluir que a escola Municipal X de Criciúma/SC ainda está em processo de consolidação da inclusão e os desafios são muitos, para chegar ao ideal, conforme legislação vigente. Os docentes respondentes desta pesquisa mostraram-se angustiados. Salienta-se que esta angústia está presente nos profissionais da maioria das escolas, pois são muito amplas as questões que merecem destaque e são determinantes para a inclusão se consolidar, que fogem sobremaneira da vontade e do comprometimento dos profissionais da escola.
Palavras-chave
Processo de Inclusão, Educação especial, Estudante com deficiência, Docência