Crianças com TEA na Educação Infantil: mediação e planejamento inclusivo relacionado à organização e espaços do C.E.I no Município de Balneário Gaivota/SC
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Data
2020-08-14
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Santos, Rosa Mariany
Orientador
Eugênio , Josiane
Coorientador
Resumo
A matrícula de crianças com Transtorno do Espectro Autista- TEA na Educação Infantil, vem crescendo gradativamente nos últimos tempos. Contrapondo-se a essa estatística, ainda nos deparamos com falta de investimento nas instituições para que a efetiva inclusão aconteça: insuficiência de capacitação docente e gestão descontextualizada com relação às leis e demandas que assegurem não só a matrícula destas crianças, mas que ofereçam práticas pedagógicas inclusivas que perpassam desde mediação até a organização dos espaços da instituição. Assim na presente pesquisa, buscou-se resposta para o seguinte problema: Quais fatores podem influenciar na mediação e planejamento dos/as professores/as de crianças com TEA na Educação Infantil? Para tanto, teve-se como objetivo geral investigar as principais causas que podem interferir na mediação e planejamento dos/as professores/as em relação aos estudantes com TEA matriculados(as) uma instituição de educação infantil da rede pública do município de Balneário Gaivota – SC. Para responder ao objetivo proposto escolheu-se a pesquisa do tipo descritiva, de abordagem qualitativa e de campo. Conclui-se que são muitas as barreiras para a efetiva inclusão das crianças com TEA na educação infantil: falta de capacitação, políticas públicas, falta de investimento público, entre outras.Para tanto, se faz necessário um trabalho efetivo da gestão, e um trabalho colaborativo entre professores e equipe interdisciplinar em parceria com os familiares destes estudantes, para que se possa pensar num planejamento das ações inclusivas no Centro de Educação Infantil, visando um espaço mais democrático, acessível e inclusivo para Todos(as).
Palavras-chave
Planejamento inclusivo, Transtorno do Espectro Autista, Educação Infantil