Crianças com TEA na Educação Infantil: mediação e planejamento inclusivo relacionado à organização e espaços do C.E.I no Município de Balneário Gaivota/SC

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Data

2020-08-14

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Santos, Rosa Mariany

Orientador

Eugênio , Josiane

Coorientador

Resumo

A matrícula de crianças com Transtorno do Espectro Autista- TEA na Educação Infantil, vem crescendo gradativamente nos últimos tempos. Contrapondo-se a essa estatística, ainda nos deparamos com falta de investimento nas instituições para que a efetiva inclusão aconteça: insuficiência de capacitação docente e gestão descontextualizada com relação às leis e demandas que assegurem não só a matrícula destas crianças, mas que ofereçam práticas pedagógicas inclusivas que perpassam desde mediação até a organização dos espaços da instituição. Assim na presente pesquisa, buscou-se resposta para o seguinte problema: Quais fatores podem influenciar na mediação e planejamento dos/as professores/as de crianças com TEA na Educação Infantil? Para tanto, teve-se como objetivo geral investigar as principais causas que podem interferir na mediação e planejamento dos/as professores/as em relação aos estudantes com TEA matriculados(as) uma instituição de educação infantil da rede pública do município de Balneário Gaivota – SC. Para responder ao objetivo proposto escolheu-se a pesquisa do tipo descritiva, de abordagem qualitativa e de campo. Conclui-se que são muitas as barreiras para a efetiva inclusão das crianças com TEA na educação infantil: falta de capacitação, políticas públicas, falta de investimento público, entre outras.Para tanto, se faz necessário um trabalho efetivo da gestão, e um trabalho colaborativo entre professores e equipe interdisciplinar em parceria com os familiares destes estudantes, para que se possa pensar num planejamento das ações inclusivas no Centro de Educação Infantil, visando um espaço mais democrático, acessível e inclusivo para Todos(as).

Palavras-chave

Planejamento inclusivo, Transtorno do Espectro Autista, Educação Infantil

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